Caps AD III promove roda de conversa em alusão ao mês da luta antimanicomial

O mês de maio é marcado pela Luta Antimanicomial, um movimento importante para a defesa do tratamento em liberdade e com dignidade às pessoas com transtornos mentais que estão em sofrimento, ou que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas.

O Caps AD III está localizado no Bairro Manoel Julião, em Rio Branco. Foto: Odair Leal/Sesacre

Em alusão à data, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps AD III) realizou, nesta quinta-feira, 25, uma roda de conversa com usuários dos serviços e representantes de instituições que fazem parte sistema de garantia de direitos.

O evento contou, também, com amostras de arte e artesanato, corte de cabelo, bazar e o serviço de aferição da pressão arterial. De acordo com a assistente social do Caps AD III, Elcileida Andrade, a unidade já chegou à marca de 5 mil pacientes registrados.

Foram expostas obras de arte e artesanato feitas pelos usuários do serviço. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Historicamente, as pessoas em sofrimento mental eram marginalizadas, no sentido de que havia uma tentativa de higienização social. As pessoas não tinham o direito à saúde reconhecido aos cidadãos. Por isso, ações como essas são tão importantes, para demonstrar que é possível o cuidado em liberdade”, declarou.

A assistente social do Caps AD III, Elcileida Andrade. Foto: Odair Leal/Secom

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, as instituições governamentais têm atuado para garantir esses direitos. “O Estado, por meio da Rede de Atenção Psicossocial da Sesacre, vem contribuindo para a construção do debate acerca dessa linha de cuidado, com a criação e manutenção de espaços como esse, por exemplo”, disse.

O usuário do serviço do Caps AD III, Dagmar de Oliveira Neto. Foto: Odair Leal/Secom

Por 22 anos, Dagmar de Oliveira Neto enfrentou os problemas da dependência química, mas encontrou no Caps AD III a ajuda para sair das ruas e se reerguer. “Por doze anos consegui conciliar o vício com a vida social. Foi então que conheci o crack e tudo desandou. Fui morar na rua, perdi minha família. O Caps foi primordial para eu encontrar o tratamento que se adequasse a minha doença”, contou.

Caps AD III

O Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps AD III) é uma unidade de saúde especializada no atendimento de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. A instituição compõe a Rede de Atenção Psicossocial do estado do Acre (RAPS).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter