Em um gesto de fé e esperança, equipes da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) iniciaram as atividades assistenciais na manhã do domingo, 27. A ação externa é uma iniciativa do governo do Estado em favor das famílias que se encontram desabrigadas com a elevação das águas devido às chuvas.
“Antes de sairmos para realizar as atividades, fizemos uma oração por todas as famílias. A Fundhacre, com o voluntariado dos seus trabalhadores, vem nesse momento prestando solidariedade, que é o fator que nos une e nos alimenta, para que possamos dar o melhor em prol de uma população que está sofrendo com os alagamentos que têm acontecido”, destaca a diretora-geral, Duciana Araújo.
Os serviços em saúde estiveram voltados para a população que encontra-se localizada na Baixada da Sobral, na Escola João Paulo II. Os atendimentos ocorreram por meio de equipes voluntárias que fazem parte do Programa Fundhacre na Comunidade.
“Trazer esse atendimento para a população, nesse momento de grande necessidade, deixa o coração da gente alegre, enquanto profissional de saúde”, enfatiza a médica Rosa Lopes.
Os serviços foram divididos em: atendimento com médico, pré-consultas com enfermeiros e técnico de enfermagem, aferição de pressão arterial, temperatura, frequência cardíaca e saturação de oxigênio.
A ação solidária contou com a entrega de kits de higiene pessoal, curativo e medicação. Atualmente, somam-se 11 famílias na escola, um total de 51 pessoas. “Estamos aqui para ajudar, unir forças nesse momento em que o estado do Acre tanto precisa”, afirma a gestora Assistencial da empresa Mediall que presta serviços assistencial no mutirão de cirurgias Rosangela Correia.