Sine intermedia busca de emprego por telefone para pessoas sem acesso a internet

Por meio do Sine Fácil, os cidadãos podem acessar, sem filas, os serviços do Sistema Nacional de Empregos, para acompanhar o seu seguro-desemprego, pesquisar e concorrer a vagas no mercado de trabalho, consultar o abono salarial e contratos de trabalho. Mas, para quem não tem acesso a internet, a falta de conectividade pode se tornar um empecilho.

É o caso da moradora do bairro Vitória, em Rio Branco, Jane Vasconcelos. Desempregada, ela alega não ter condições de custear um plano de dados móveis oferecidos pelas operadoras no Acre. Assim como ela, segundo o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), 170 mil acreanos não se conectaram em 2022. Isso representa 23% da população com mais de dez anos de idade.

Central de atendimentos recebe ligações e intermedia vagas no mercado de trabalho, entre trabalhadores e empresas. Serviço é feito por telefone, ajudando quem não tem acesso a internet. Foto: Jairo Carioca/Seict

Mas Jane não perdeu o seguro-desemprego, graças ao serviço telefônico disponibilizado pelo Sine-AC. Trabalhadores sem internet procuram o sistema para ter acesso aos auxílios do governo federal e buscar vagas no mercado de trabalho.

“A maioria que busca o nosso 0800 mora no interior e não tem acesso a internet. A nossa equipe auxilia desde a atualização cadastral até o contato com as empresas que solicitam profissionais qualificados ao mercado de trabalho”, diz Jaqueline Costa, que coordena o Sine no estado.

Além do serviço disponível pelo 0800 647 8182, o cidadão que mora na capital pode procurar a OCA, no centro da cidade, para se cadastrar e concorrer a uma vaga de trabalho. Segundo a coordenação do Sine, em média 45 empresas ofertam diariamente vagas pelo sistema.

OCA de Rio Branco recebe diariamente pelo menos 180 pessoas em busca dos serviços do Sine. Foto: cedida

“Na OCA de Rio Branco, pelo menos 180 pessoas buscam todos os dias, presencialmente, atendimento aos diversos serviços oferecidos pelo Sine. São mais de cinco mil atendimentos por mês. Intermediamos, por telefone, buscas por vagas de emprego, ajudando quem mais precisa”, relata Jaqueline Costa. A coordenadora diz que a maior procura é referente a atualização cadastral e emissão de carteira digital de trabalho.

Outros dois telefones (3224-5094/3223-3246), com sistema de WhatsApp, ajudam a esclarecer dúvidas e diminuir as filas nos atendimentos presenciais. Esse acesso é exclusivo para quem possui internet e precisa dos serviços do Sine.

“Pedimos, para quem busca nossos serviços pelo WhatsApp, que sejam objetivos e não demorem a interagir. É essencial ter em mãos os dados pessoais, principalmente o número do CPF”, solicita Jaqueline.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita, estuda medidas de fortalecimento do Sine em todo o estado, entre elas, uma busca ativa por cadastramento da população desempregada – o Sine Itinerante – e uma parceria de qualificação para o mercado de trabalho.

“O emprego é o melhor programa social que um governo pode fazer, porque promove geração de renda, dignidade e cidadania. O governador Gladson Cameli quer um trabalho incansável na promoção de vagas ao mercado de trabalho. Estamos imbuídos nesta força-tarefa”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter