Com o tema A Vida Pede Equilíbrio, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Hospital de Saúde Mental (Hosmac), realizou na tarde desta quinta-feira, 12, a abertura da programação do Janeiro Branco.
A atividade propôs uma roda de conversa com amigos e familiares de pacientes internados na instituição, com o objetivo de conscientizar sobre o assunto e orientar acerca do autocuidado durante todo o ano.
“Existem momentos em que passamos por situações difíceis, que nos deixam um pouco fora do nosso habitual, e o fato de não prestarmos atenção em nossa saúde mental pode causar um desequilíbrio. Então, a gente quer orientar as pessoas a trabalhar mais o autoconhecimento, para que andem em equilíbrio. E é importante cuidar de quem cuida”, esclareceu a psicóloga Bruna Ricarti.
A assistente social Ozineide Gadelha é amiga de uma das pacientes internadas na unidade e reforça a importância do apoio que amigos e familiares devem ter com as pessoas que se encontram em um estado mental mais vulnerável.
“É muito precioso a família dar esse suporte, estender a mão, ser compreensiva, pois o tempo todo é essa oscilação, dias bem, dias não tão bem. Minha amiga conseguia trabalhar, mas nos últimos três anos ela não conseguiu mais. De lá para cá, foram idas e vindas da internação e o nosso papel é esse de acompanhar, de se importar”, disse.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura de saúde mental na humanidade, com respeito e promoção à condição psicológica de todos. É, também, o nome do instituto que coordena esse movimento. Ao longo do mês, o Hosmac realizará atividades como oficinas, musicoterapia e atividades ao ar livre.