Na agricultura familiar, governo incentiva políticas públicas para as mulheres produtoras

Determinadas, com a enxada nas mãos e suor no rosto, as mulheres agricultoras do Acre continuam superando as narrativas de fragilidade. Com isso, a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) investe em políticas públicas tais como assistência técnica, mecanização agrícola, convênios e emendas parlamentares, a fim de potencializar o desenvolvimento das cadeias produtivas.

Vanusa Correia, produtora do Ramal Capatará, em Capixaba. Foto: Danna Anute/Secom

“No Seringal Capatará, mais de 55 famílias estão sendo beneficiadas com a mecanização agrícola. Estamos felizes porque o governador Gladson e a equipe da Sepa têm olhado com atenção para os produtores”, disse a produtora rural Vanusa Correia.

Fornecendo os alimentos para a cidade, as agricultoras têm recebido maquinários e equipamentos que servem para a realização de destoca, mecanização e açudagem, que impulsionam a produção e produtividade agrícola em todos os municípios do Acre, a exemplo de Capixaba, no Ramal Capatará.

Produtoras, e servidora e engenheira agrônoma, Sara Zaire. Foto: Danna Anute/Secom

Com bons resultados e expectativas promissoras na agricultura familiar, o governo do Acre tem efetivado constantemente o compromisso com os pequenos produtores e isso estabelece um parâmetro de promoção social no campo.

“O governo continua investindo na produção agrícola com mais projetos, a fim de fortalecer a agricultura familiar do Acre”, disse o titular da pasta da Sepa, Edivan Azevedo.

Titular da pasta, Edivan Azevedo, produtora e engenheira agrônoma. Foto: Danna Anute/Secom

Assim, as equipes técnicas da  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) e da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa) estão trabalhando em conjunto para a elaboração de mais 50 projetos que irão beneficiar famílias de Acrelândia, além de impulsionar a economia local, a exemplo do Projeto Fomento Mulher, que incentiva a economia.

Projetos de crédito, um total de 42, que somam um montante de R$ 220 mil reais. Foto: cedida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter