espaço apropriado

Saúde adquire novos equipamentos de refrigeração para garantir qualidade dos medicamentos no Almoxarifado Central

Com investimentos de mais de R$ 500 mil, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), adquiriu novos equipamentos para o Almoxarifado Central de Medicamentos, localizado em Rio Branco. São 25 novos refrigeradores de maior capacidade e nove de menor capacidade, com controle especial de acesso pela internet.

São 25 novos refrigeradores de maior capacidade e nove de menor capacidade, com controle especial de acesso pela internet. Foto: Odair Leal/Secom

“É um sonho antigo, pois víamos que as condições do almoxarifado não eram adequadas. Solicitamos ao governador, que prontamente nos atendeu, e hoje estamos aqui, com um espaço apropriado. Isso é o nosso melhor para a população e para os servidores”, declarou a secretária de saúde, Paula Mariano.

De acordo com o servidor John Lima, os novos equipamentos auxiliarão na manutenção da qualidade dos medicamentos que abastecem todo o estado. “Essas aquisições melhorarão o armazenamento dos fármacos sensíveis a alta temperatura. Antigamente, esses medicamentos eram armazenados em equipamentos não tão adequados, o que comprometia as suas condições”, disse.

A aquisição melhorará as condições de armazenamento dos fármacos sensíveis a alta temperatura. Foto: Odair Leal/Secom

Os refrigeradores possuem controles e alertas sonoros que auxiliam no monitoramento das substâncias armazenadas. A conservação de produtos termolábeis (fármacos sensíveis a alta temperatura), especialmente os imunobiológicos (vacinas), é um dos processos mais críticos na área de saúde. Devido à necessidade de manutenção correta da temperatura, a geladeira é um equipamento fundamental, que exige máxima atenção.

Histórico

Inaugurado em 1988, o Almoxarifado Central de Medicamentos da Sesacre possui um caráter social e de serviço à população acreana. Ligado ao Departamento de Assistência Farmacêutica, onde é realizada a aquisição dos insumos, a Central atua no recebimento, acondicionamento, separação e distribuição para todos os 22 municípios do estado.

Inaugurado em 1988, o Almoxarifado Central de Medicamentos da Sesacre possui caráter social e de serviço à população acreana. Foto: Odair Leal/Secom

Em 2022, além da aquisição dos novos equipamentos, o estabelecimento passou, ainda, por uma manutenção predial, instalação de ares-condicionados, reparos na parte elétrica, readequação dos espaços e pintura.