Membros que compõem a Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) participaram de sua 5ª reunião extraordinária. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), em Rio Branco, na sexta-feira, 21.
Após a leitura da ata anterior, a coordenadora da Ceva, Joci Aguiar, apresentou a pauta do dia, que analisou os resultados da reestruturação do Programa REM Acre Fase II e a validação da Câmara Temática da Mulher (CTM) como instância de governança, valorizando a atuação de mulheres nos processos de tomada de decisão acerca de programas e projetos desenvolvidos no âmbito do Sisa. Na oportunidade, foram apresentados os nomes das representantes que irão integrar a CTM.
Outra importante pauta tratou da incorporação de dois novos projetos, o da cadeia produtiva da avicultura para produção de galinha caipira, beneficiando aproximadamente 1.300 famílias, que passam a ser incorporadas ao Subprograma da Produção Familiar Sustentável.
Energia Fotovoltaica é o outro projeto, a ser implementado em oito unidades demonstrativas (UDs) de produção de leite para pequenos produtores, que já desenvolvem ações de recuperação de áreas degradas no Subprograma Pecuária Diversifica Sustentável.
“A reunião é importante devido à aprovação de novos projetos que vão fazer parte do Programa REM nessa nova reestruturação. Também reconhecemos que a participação efetiva das mulheres trará empoderamento e maior capacidade de decisão nos espaços de governança do Sisa e do Programa REM”, ressaltou Joci Aguiar.
Para a coordenadora geral do Programa REM, Roseneide Sena, a reunião foi de suma importância para o alinhamento das ações para o futuro e contribuiu de forma efetiva para implementação da governança consultiva do Sisa.
Também estiveram presentes ao encontro o titular da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo; a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Política Indígenas (Semapi), Paola Daniel; o coordenador do Programa REM no âmbito da Sepa, Davilson Cunha; o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Raul Torrico; as representantes do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Francisca Arara e Nazaré Macêdo; Júlio Barbosa, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); José Marcondes Rosa, da Associação dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre (Amaaiac); Elsa Mendoza, do Earth Innovation Institute (EII); e o consultor internacional do Programa REM Acre – Fase II, GFA Consulting Group, Dan Pasca.