Diretoria de Mulheres visita o projeto Bem-Me-Quer em Sena Madureira

Na manhã desta quinta-feira, 9, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou uma visita à Delegacia-Geral de Polícia Civil do município de Sena Madureira, para conhecer a atuação do projeto Bem-Me-Quer.

O projeto Bem-Me-Quer foi implementado em janeiro de 2021 em Sena Madureira, por meio da delegada Mariana Gomes. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

O projeto é desenvolvido com a implementação de salas especiais de atendimentos em delegacias de municípios que não contam com unidades especializadas de atendimento à mulher, buscando atender de maneira humanizada as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e abuso sexual do interior do estado. Além de Sena Madureira, o projeto já se encontra vigente nas delegacias de Manoel Urbano, Senador Guiomard e Santa Rosa do Purus.

Talyta Chaves, agente atuante do projeto, explica: “Buscamos proporcionar um conforto para atender a vítima de maneira mais sensível e acolhê-la num ambiente seguro e diferenciado”. Ela conta que busca evitar a revitimização na apuração dos crimes e que o atendimento estimula a realização de denúncias, diminuindo a porcentagem de crimes não denunciados.

A agente Talyta Chaves afirma que o fato do atendimento ser feito por uma mulher facilita muito no amparo e na abordagem da violência sofrida. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Claire Cameli, diretora de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da SEASDHM, exalta o trabalho realizado no município: “Esse tipo de ação é super benéfico para acolher as vítimas de violência. Estamos ansiosos para que o projeto seja implantado em todo o Acre, fornecendo atendimentos humanizados para as nossas mulheres”.

Ambiente é decorado e equipado com materiais lúdicos para atender crianças e mulheres de forma diferenciada. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

A parceria entre as instituições do Estado na afirmação das políticas públicas para as mulheres foi assegurada pelo delegado Leonardo Neves, o qual valorizou o papel de prevenção executado pela equipe da SEASDHM: “O trabalho de conscientização é de extrema importância e deve ser tratado como prioridade, pois evita que crimes aconteçam e protegem a população”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter