avaliação

Governo reúne representantes do Ministério da Agricultura para melhorias nas questões alfandegárias na fronteira

Para tratar sobre as demandas relacionadas às questões alfandegárias do estado do Acre, nesta quinta-feira, 9, servidores da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), da Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), da Casa Civil, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) reuniram-se com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para escutar as medidas a serem tomadas após a avaliação da equipe que vistoriou as alfândegas de Assis Brasil e Epitaciolândia. O encontro foi realizado na Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco.

Reunião para tratar sobre as demandas relacionadas às questões alfandegárias do Acre. Foto: Neto Lucena/Secom

Após o relatório avaliativo da situação de infraestrutura e de quantitativo de pessoal, o representante propôs alternativas para melhorar o atendimento dos postos aduaneiros de Epitaciolândia que foram: “Durante a visita pudemos ver de perto a realidade dos trabalhadores das alfândegas, e observamos o  déficit de pessoal, que depende de outros fatores para ser resolvido, mas já podemos destacar que traremos um servidor para ficar permanentemente em Epitaciolândia”, explica o chefe da 2ª Divisão Regional da Vigiagro, Fábio Bessa.

Chefe da 2ª Divisão Regional da Vigiagro, Fábio Bessa. Foto:Neto Lucena/Secom

José Marcelo Maziero, coordenador de fiscalização do Trânsito Regular do Mapa, evidenciou que “o servidor da unidade de vigilância agropecuária Vitor Vilas Boas atenderá as demandas de  Epitaciolândia, e com isso haverá uma agilidade nas importações e exportações no Acre”.

José Marcelo Maziero coordenador de fiscalização do Trânsito Regular do Mapa. Foto: Neto Lucena/Secom

O coordenador ainda frisou que levará ao governo federal todas as demandas que foram reunidas durante os encontros e visitas técnicas.

“Na reunião ficou claro que não há soluções simples, até porque há outros órgãos que precisam estar envolvidos no debate, e continuaremos convidando outras instituições, como a Receita Federal”, afirmou Assurbanipal Mesquita, gestor da Seict.

Assurbanipal Mesquita, titular da Seict. Foto: Neto Lucena/Secom

“A vinda da equipe do Mapa foi importante para ver in loco as dificuldades que o Acre tem nas alfândegas de Assis Brasil e Epitaciolândia”, disse Edivan Azevedo, titular da Sepa.

Titular da Sepa, Edivan Azevedo. Foto: Neto Lucena/Secom

“O Ministério da Agricultura foi muito compreensivo na solicitação para conhecer a realidade do Acre, e os municípios de fronteiras, Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasileia. Estamos interagindo com os gestores e demais interessados para que o relatório feito nesta semana seja o passo inicial para que haja um novo tempo para o agronegócio acreano”, pontuou o presidente do Idaf, Francisco Thum.

Presidente do Idaf, Francisco Thum. Foto: Neto Lucena/Secom

“São muitos entraves, mas, apesar das dificuldades, as exportações estão acontecendo. Ficamos felizes por receber os representantes do Ministério da Agricultura na Fieac para nos ajudarem a dar mais um passo para destravar todos os trâmites burocráticos. Vamos continuar buscando soluções e melhorias para nossas alfândegas”, afirmou João Paulo Pereira, presidente da Fieac, em exercício.

Também estiveram presentes no encontro representantes da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), da Associação Comercial e Industrial de Serviço Agrícola do Acre (Acisa), do Comércio Exterior, do Conselho Regional de Contabilidade, da Embrapa, da Agência de Negócios do Acre (Anac), da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), do Sindicato de Produtos Alimentares do Estado do Acre (Sinpal), da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Acre (Adacre), do Sindicato das Empresas de Logísticas e Transportes de Cargas do Estado do Acre (Setacre), do Conselho Regional de Administração (CRA), membros de governo e empresários locais que pedem um melhor desempenho nas alfândegas para aumentar o fluxo de liberação das cargas.

A agenda foi iniciada a pedido do secretário da Sepa que se reuniu em Brasília com o secretário do Mapa para tratar de melhorias para as fronteiras. Na última segunda-feira, 6, o estado recebeu os representantes do Mapa, que iniciaram a visita nas alfândegas.

Gestores se reúnem para definir medidas para melhorar as questões alfandegárias nas fronteiras. Foto: Neto Lucena/Secom