O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), participou do Fórum de Secretários da Força-Tarefa de Governadores para Clima e Florestas (GCF-Task Force). O encontro, sediado no Mato Grosso (MT), reuniu secretários e gestores dos órgãos ambientais dos estados do Maranhão, Rondônia, Amapá, Mato Grosso, Roraima, Amazonas, Pará e Tocantins para o compartilhamento de estratégias de combate ao desmatamento na Amazônia Legal.
O evento teve início nesta terça-feira, 10, com uma visita técnica à sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema/MT). Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as estratégias para o combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais. Foi realizada ainda uma visita ao Centro de Comando da Fiscalização, onde ocorre o planejamento das ações de fiscalização e operações integradas com outros órgãos, e também conheceram o trabalho desenvolvido pelas equipes do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa REM Mato Grosso (REDD para Pioneiros).
A titular da Semapi, Paola Daniel, destacou os avanços da política ambiental do Acre, e junto aos outros representantes dos estados, pôde observar in loco as inovações tecnológicas que estão sendo implementadas nas atividades de licenciamento, fiscalização remoto e cadastro ambiental rural (CAR).
“No Acre temos um cenário de demanda das atividades de licenciamento e perfil dos produtores rurais. No entanto, vemos como oportunizar uma celeridade nos processos de licenciamento ambiental e novas ferramentas para ações de comando e controle e regularização ambiental é importante para termos a consolidação e pensarmos em melhorias para o que já realizamos em nosso estado”, afirmou.
O presidente do IMC, Raul Torrico, ressaltou a importância do encontro para o alinhamento das estratégias de políticas do governo para redução e combate aos incêndios e queimadas ilegais no Acre.
“Temos importantes avanços a compartilhar e muito a aprender com os demais estados da Amazônia Legal. Temos avançado com inúmeras iniciativas para desburocratizar o acesso aos serviços e nosso objetivo é nos alinhar com os demais para que possamos obter melhores resultados no combate às queimadas e desmatamento ilegal”, afirmou.
O procurador da pauta ambiental, Rodrigo das Neves, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/AC), também participou do evento com os demais procuradores estaduais de Meio Ambiente da Amazônia Legal. O grupo de trabalho, formado pelos procuradores, abordou temas como o acesso dos estados ao mercado de carbono de REDD+, arrecadação de multas e pagamento por serviços ambientais.
O órgão ambiental de Mato Grosso apresentou a experiência e os resultados da implantação da Licença por Adesão e Compromisso (LAC), os investimentos e estratégias utilizadas para melhores resultados da fiscalização ambiental contra desmatamento ilegal e incêndios, e os avanços no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
“Os estados da Amazônia têm muitos desafios e oportunidades em comum. Mostramos nossos esforços para desburocratizar o licenciamento, como amadurecemos a nossa fiscalização, com o uso da tecnologia, e a responsabilização de infratores”, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzaretti.
Para o presidente do Fórum, o secretário do Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, é necessário “subir o tom” contra o desmatamento ilegal, o que deve ocorrer de modo integrado entre os estados e o governo federal.
“Estamos em um momento em que manter as pautas e os compromissos que já avançaram é extremamente importante para construir agendas de estado para o Meio Ambiente”, pontua.
Estados da Amazônia Legal traçam estratégias conjuntas para combater o desmatamento
Na programação desta quarta-feira, 11, os secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal estiveram reunidos para tratar das estratégias conjuntas para o combate apo desmate ilegal e incêndios. Os estados da Região Sul e Nordeste também participaram da reunião.
A programação encerra com o evento promovido pela Câmara Técnica do Clima da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente (Abema), Diálogo 9 – Financiamento das Ações de Descarbonização.
O encontro conta ainda com a participação de embaixadores, representantes e diretores de organizações, que compartilharão experiências sobre o financiamento de ações climáticas nos estados, recuperação verde, descarbonização e oportunidades de financiamento.