As ruas de Rio Branco neste domingo, 24, foram palco da 1ª Corrida do Jornalista, organizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). O evento encerra as comemorações do dia da categoria, comemorado em abril, como forma de agradecimento aos profissionais de imprensa pelos serviços prestados à sociedade.
Além de jornalistas, a corrida teve a adesão do público em geral. No total, foram 218 inscritos que largaram às 7h em ponto, de frente ao Palácio Rio Branco, para competir em circuitos que foram de 3 a 5km. Todos receberam um kit com camiseta regata, placa com numeração do competidor e garrafas com água distribuídas em pontos de hidratação.
“Agradeço a todos os participantes e colegas de profissão que, mesmo com a agitação do dia a dia se dispuseram a participar do nosso evento. Também à equipe da Secom e ao governador Gladson Cameli pelo apoio e reconhecimento à categoria. A comunicação é uma atividade essencial para a vida em sociedade e, nesta gestão, tem sido marcada pela liberdade de expressão e pelo livre exercício da profissão”, destacou Nayara Lessa, secretária de Comunicação.
No percurso mais curto, os competidores correram do Palácio até a concessionária Ford, no Segundo Distrito da cidade, retornando pela segunda ponte. Já durante o percurso mais longo, os atletas foram até o acesso da Avenida Amadeu Barbosa, também retornando pelo mesmo caminho. Os finalistas, 1°, 2° e 3° lugar, foram agraciados com medalhas e placas de participação na corrida.
A cadelinha da raça pinscher, Lilit, de 6 anos, foi uma das protagonistas do evento. Apesar de não chegar ao pódio, ela percorreu todo o trajeto de 5km junto ao dono, o policial civil Aslan Dias, de 42 anos, morador do bairro Cidade Nova.
“Percebi que a Lilit gostava da atividade quando eu saía para correr pelo bairro e ela ficava latindo no portão, pra sair e correr junto. Ela me acompanha sempre e já chegamos a correr 15 quilômetros juntos”, contou Aslan.
A competição se encerrou por volta das 8h30, com a formação de pódios e premiação dos competidores por categoria. Representando os jornalistas, a assessora de comunicação do Tribunal de Justiça (TJ-AC), Miriane Braga, participou da competição percorrendo a rota mais longa, de cinco quilômetros, e levou a medalha de 1° lugar, com o melhor tempo, de 24m48s.
“Estou comemorando o Dia do Jornalista correndo, incentivando a categoria. Comecei assim, vendo outras pessoas correr e passei a ver como competição quando eu via as pessoas indo e eu ficando para trás. Coloquei uma meta e, com muito esforço e determinação, hoje corro percursos como esses por esporte”, relatou.
Abaixo, a lista de classificação dos competidores por categoria
Categoria jornalista – 3 Km – Masculino
1°: Whilley de Araújo
Categoria jornalista – 3 Km – Feminino
1°:Golbylene Cristina
2°:Eliana Dias
3°:Chrisna Lima
Categoria jornalista – 5 Km – Masculino
1°:Atalo Amim
2°:Pedro Devanir
3°:Jairo Barbosa
Categoria jornalista – 5 Km – Feminino
1°:Miriane Braga
2°:Consuela Araújo
3°:Renata Brasileiro
Categoria comunidade: 3 Km – Masculino
1°:Wesley Rodrigues
2°:Paulo Ricardo
3°:Matheus Amorim
Categoria comunidade: 3 Km – Feminino
1°:Simone Alves
2°:Laciene de Souza
3°:Libni Pereira
Categoria comunidade: 5 Km – Masculino
1°:Antônio Rosário
2°:José Jean
3°:Samuel da Silva
Categoria comunidade: 5 Km – Feminino
1°:Dalvanir Alves
2°:Cláudia Pinho
3°:Vânia Nonata