Em Rio Branco, governo inicia processo de descentralização do tratamento para hepatites virais

Na última semana, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou a capacitação sobre dispensação de medicamentos para hepatites aos farmacêuticos e enfermeiros das unidades básicas de saúde referenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco. Assim, pacientes que residem na capital já podem recorrer à unidade dispensadora mais próxima de sua casa.

Pacientes de Rio Branco passam a ter mais facilidade de acesso à medicação. Foto: cedida

A responsável estadual pelo Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Sesacre, Suilany Souza, explica que, com a descentralização, as pessoas que realizam tratamento para as hepatites virais terão mais serviços à disposição, o que refletirá na qualidade do atendimento e facilidade de acesso.

“À medida que o serviço de dispensação do medicamento puder ser ofertado em mais lugares, e em locais mais próximos da residência do paciente, a demanda será melhor absorvida, melhor distribuída, pondo fim à sobrecarga em um único serviço e ponto de distribuição, o que resultará em um atendimento mais ágil e menos burocrático”, explica Suilany Souza.

Em Rio Branco, as unidades de referência (Uraps) são: Roney Meirelles, Hidalgo de Lima, Claudia Vitorino, e Barral y Barral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter