Educadora debaterá sobre os conselhos, o ensino e o conhecimento universal
A Academia Acreana de Letras, em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, realiza mais uma edição do Encontro de Escritores e Leitores nesta sexta-feira, 29, às 19h30, no Theatro Hélio Melo. A escritora convidada é a educadora Íris Célia Cabanellas Zaninni, que abordará o tema Os Conselhos no Tempo e no Espaço e o Ensino Como Conhecimento Universal.
Segundo contextualiza Íris Célia, ao longo da história encontramos muitos povos que organizavam sua política ao redor de conselhos. "Com o advento da Revolução Francesa, estes conselhos popularizaram-se ainda mais, transformando-se até em comunas. Assim o poder descentralizou-se do soberano para o povo" explica. A educadora argumenta sobre o ensino universal a partir de sua ligação com a realidade cultural. "Esse é o ponto mais edificante para a compreensão do conhecimento universal. Os textos, os livros, podem muito bem vincular esse conhecimento, pois temas não faltarão, tanto históricos quanto literários".
Sobre a educadora – Íris Célia Cabanellas Zaninni é formada em letras pela Universidade Federal do Acre (UFAC), especialista em Metodologia das Ciências Naturais e pós-graduada em Desenvolvimento de Comunidade. Tendo sido secretária de educação duas vezes, atualmente é membro ativo das academias de letras de Rondônia e Acre, e do Instituto Histórico e Geográfico do Acre.
Como escritora, Íris Célia publicou os livros Fragmentos da Cultura Acreana e Chapeuzinho Verde no Reino Encantado de Penapólis, sempre defendendo a idéia de que educação para todos é o princípio básico para a democracia, pressuposto para liberdade individual, condição para a fraternidade entre os homens e base para um sistema igualitário. Realização Academia Acreana de Letras e Governo do Estado/FEM.
O Encontro de Escritores e Leitores tem por finalidade promover a interação entre autores e leitores, contribuindo para o exercício da cidadania, permitindo a compreensão do significado das vozes que se manifestam no debate social e cultural no meio em que a obra é produzida.
Serviço: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, S/N – 3224-2133