O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET), em parceria com o Sebrae do Acre e com o Programa REM do Banco KFW, encaminhou 9 artesãos acreanos para a Feira Nacional de Artesanato no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A feira acontece até o dia 12 de dezembro, das 14h às 22h, nos dias de semana, e das 9h às 21h, nos finais de semana.
O tradicional evento, considerado um dos maiores de arte popular do Brasil, reúne artesãos de todo o país. “O Acre sempre se destaca e faz boas vendas, ficando nas primeiras colocações. Isso proporciona reconhecimento para nossos artesãos e geração de renda para essas famílias. Por isso, o Governador Gladson Cameli tem priorizado a participação nesses eventos nacionais”, ressalta o secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa.
A artesã Adriane da Silva que trabalha com decoração em madeira garante que a expectativa é de boas vendas. “Sou grata ao governo do Estado do Acre e ao Sebrae pela oportunidade de apresentar os produtos da EcoDesign. É um momento importante para nós expormos nosso artesanato. Temos a expectativa de fazer a venda do nosso artesanato trazidos para a feira e a oportunidade de realizar vendas futuras através de encomendas”.
Adriane utiliza elementos ecológicos na decoração, advindos do reaproveitamento de sobras de madeiras ou madeiras descartadas. Atua na construção de mobiliários que aliam sofisticação à sustentabilidade.
A Feira Virtual também retorna nesta edição, mais incrementada. Por meio de uma plataforma inovadora e interativa que apresenta imagens em 360º do stand, internautas de qualquer parte do Brasil e do mundo poderão fazer um tour pelo evento, conhecer a história do artesão, ver o catálogo de produtos, entrar em contato com os expositores e fazer os pedidos. O conteúdo será apresentado também em inglês para atender compradores internacionais. A versão virtual ficará disponível até novembro de 2022, transformando a feira em um evento 365 dias.