A Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (SEET) esteve presente nas reuniões que discutiram a Zona de Desenvolvimento Sustentável Abunã-Madeira que visa conciliar sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia, ocorridas nos dias 18 e 19, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho/Rondônia.
Durante o encontro, a Sudam apresentou o documento referencial e proposta de Governança da ZDS que nasce da sinergia entre a articulação institucional dos entes nacionais e subnacionais baseado nos eixos do desenvolvimento sustentável – ambiental, social e econômico.
O projeto procura estabelecer uma proteção a floresta dos 3 estados, Acre, Amazônia e Rondônia. O encontro no Acre acontecerá nesta sexta-feira, 20, às 9h, no auditório da Sefaz.
“Essa é uma discussão importante para alavancarmos o turismo da região Amazônica. Uma das preocupações da ZDS é gerar qualidade de vida e fomentar o turismo de base. O Acre tem a oportunidade de fomentar e gerar renda, negócios e emprego com base nos produtos de origem Amazônica”, declara o secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa.
Eventos
Além disso, o secretário aproveitou para articular a realização do 2° Meeting de Turismo no Acre em 2022, a partir do 1° Meeting, realizado pelo Sebrae/RO em Porto Velho. Bem como, a realização do lançamento do segmento do etnoturismo pelas Rotas Integradas da Amazônia (RAI) no Acre também em 2022 com uma série de eventos sobre turismo e desenvolvimento econômico na região Amazônica.
A RAI visa construir um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo. No primeiro ano, foi realizado o trabalho com a pesca esportiva. Em 2022, pretendem trabalhar o etnoturismo, segmento muito forte no Estado.
“Esses eventos de turismo no Acre fortalecem o que temos de melhor na nossa região e contribuirão para construir e integrar estratégias para o desenvolvimento, geração de emprego e renda a partir da divulgação dos atrativos Acreanos”.