O Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt) da Policlínica Tucumã teve seu trabalho reconhecido, nacionalmente, como a 3ª melhor iniciativa na categoria Relato de Experiência, durante o IV Simpósio Internacional de Atenção Primária à Saúde e I Simpósio da Planificação da Atenção à Saúde. O evento foi promovido pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo (SP).
Os serviços oferecidos pelo ambulatório das Práticas Integrativas e Complementares do Nastt concorreram com outros 160 trabalhos desenvolvidos no país inteiro. Instituído em outubro de 2020, o ambulatório oferta técnicas de Reiki, Laya Yoga, práticas corporais e auriculoterapia de forma individual e coletiva para os servidores da unidade. Atualmente, a equipe de profissionais é composta pela enfermeira Valéria Teixeira, a fonoaudióloga Jeanne Albuquerque e o fisioterapeuta Vilmar Bandeira.
Após avaliação dos trabalhadores, os profissionais de assistência do Nastt identificaram que as principais queixas relatadas estavam relacionadas à saúde mental (sintomas de ansiedade, insônia e irritabilidade) e dores músculoesqueléticas, a maior parte em decorrência da exaustiva e desafiadora missão na linha de frente de combate à pandemia de Covid-19.
Após o início dos atendimentos, a equipe observou a diminuição dos afastamentos de trabalho por meio de licenças médicas e atestados. A interação vivenciada no auxílio prestado, escuta qualificada, acolhimento dos trabalhadores de saúde e suas queixas foram primordiais na identificação de situações de vulnerabilidade e assistência precoce.
“O principal objetivo do projeto é cuidar de quem cuida, para que o trabalhador da Saúde se sinta acolhido e valorizado. Melhorando a saúde física e mental e proporcionando qualidade de vida funcional. Ficamos felizes com este reconhecimento nacional e isso nos motiva ainda mais a prosseguir com os atendimentos, que estão apresentando excelentes resultados”, explica a enfermeira Valéria Teixeira.
Paciente confirma melhoria em sua qualidade de vida após procurar atendimento
A pedagoga Francisca Luzia Guimarães Cordeiro relata que sentia muitos desconfortos musculares e cansaço. Após passar pelos atendimentos, ela confirma a melhoria em sua qualidade de vida. “Fui atendida, inicialmente, pelo fisioterapeuta com as práticas corporais e, em seguida, fui encaminhada para o Reiki. Quando recebi alta, já estava sem as dores e, energeticamente, renovada. Eu me senti tão bem , que passei a incentivar meus colegas a também realizarem as sessões. Hoje, faço parte da equipe multiprofissional do Nastt da Policlínica Tucumã com muita satisfação”, conta.
A gerente-geral da unidade especializada, fisioterapeuta Luciana Oliveira Carvalho, afirma que o trabalho do Nastt tem contribuído de forma muito positiva. A gestora destacou o cuidado e o olhar mais direcionado ao trabalhador, que tanto necessidade dessas práticas.
“Quando trabalhamos com a prevenção, o dia a dia do funcionário se torna mais leve e produtivo e quem ganha com tudo isso é a população como um todo. Sou muito grata e muito satisfeita com o que essa equipe da Policlínica Tucumã vem elaborando em prol da saúde dos funcionários. Estão de parabéns”, enfatizou.
“Ressaltamos ainda que nenhuma dessas ações teria sido possível sem o apoio da Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares e do Cerest [Complementares e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador]”, completou.