Dia D de combate à rubéola é sábado. Centros e postos já estão com as vacinas disponíveis para atender a população. Na ocasião, acontece também a 2ª dose para a vacinação contra a poliomielite.
A cobertura vacinal da tríplice viral é o motivo pelo qual o Acre há muitos anos não apresenta casos confirmados de sarampo e rubéola. Por esse motivo, a Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, lança nesta sexta-feira, 8, no Centro de Saúde Dr. Ary Rodrigues, a partir das 9 horas, a campanha contra a rubéola para a vacinação de homens e mulheres com idade de 20 a 39 anos e a 2ª dose da vacina contra a poliomielite para as crianças menores de 05 anos. O objetivo é mobilizar todos os municípios do Estado, o que é primordial para manter erradicadas a rubéola e a poliomielite no Brasil.
O Dia D de combate à rubéola é sábado, 09 de agosto, e a campanha estende-se até 12 de setembro. Todos os centros e postos já estão com as vacinas para atender a população no período das 08 às 17 horas. Na ocasião, acontece também a 2ª dose para a vacinação contra a poliomielite 2008, disponível para as crianças de zero a cinco anos, cujo slogan é "Vacinação virou programa família". Serão aproximadamente 626 postos, entre fixos e volantes, mobilizando 1.587 profissionais das secretarias estadual e municipais de saúde.
Nas áreas de difícil acesso e na zona rural, a campanha foi antecipada devido às condições climáticas em alguns municípios nessa época do ano, garantindo a cobertura para atingir a meta de imunizar 100% dos 231 mil pessoas na idade prevista, como também vacinar as crianças menores de cinco anos contra a poliomielite.
O Ministério da Saúde objetiva eliminar a rubéola e a síndrome da rubéola congênita no país até 2010, considerando que a vacinação é a única forma de interromper a cadeia de transmissão do vírus.