“Desde pequena, meu sonho era seguir a carreira do meu pai, que é policial militar. Hoje, esse sonho começa a se transformar em realidade.” Foi com essa frase que a aluna Kamyla Barbosa definiu o início do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Estado do Acre. Dentro de nove meses, 198 profissionais estarão altamente preparados para servir e proteger a sociedade acreana.
Coube ao governador Gladson Cameli fazer a abertura da aula inaugural do CFSD, nesta quarta-feira, 1º, no auditório da Unimeta, em Rio Branco. Em seu discurso, o gestor lembrou do esforço de cada um deles pela tão aguardada convocação. O chefe de Estado disse ainda que a melhoria da Segurança Pública do Acre é uma realidade, principalmente na contratação de novos servidores.
“Quantas vezes eu recebi esses jovens em meu gabinete e percebia no olhar deles o sentimento de querer ajudar o nosso estado. O meu desejo era chamar todos de uma só vez, mas temos leis e responsabilidades a cumprir. Graças a Deus, demos mais um importante avanço com o início desse curso e tenho certeza que mais notícias boas serão anunciadas em breve”, enfatizou.
A administração de Cameli tem estabelecido marcos históricos na área da Segurança Pública. Nos últimos dois anos e meio, quase mil novos profissionais foram convocados para reforçar os quadros da forças policias. Somente na PM, já são 444 contratações. A previsão é que esse número ainda aumente até o fim de 2021.
“Neste mês de setembro, o nosso planejamento é fazer um novo chamamento do cadastro de reserva e abrir uma turma com cerca de 90 alunos, segundo a nossa perspectiva. No final do ano, um novo chamamento também está previsto”, esclarece o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes.
A realização de novos concursos na área da Segurança Pública foi confirmada pelo próprio governador Cameli no dia 10 de agosto. Muito em breve, serão lançados editais para o preenchimento de vagas na Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto Socioeducativo e Instituto de Administração Penitenciária.
O evento também foi prestigiado pelo secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro; pelo diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Emílio Virgílio de Oliveira; pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista; pela deputada federal Jéssica Sales e pelo deputado estadual Cadmiel Bomfim.
Início do CFSD era aguardado com muita expectativa
Depois de quatro anos de espera, o aluno-soldado Silvestre Barbosa Ferreira era um dos mais empolgados pelo começo do curso de formação. O profissional largou a carreira militar em Porto Velho (RO) para um recomeço em seu estado de origem.
“Estou muito feliz por estar retornando ao meu estado, depois de servir à Polícia Militar de Rondônia durante dois anos. O meu sonho sempre foi servir a briosa Polícia Militar do Estado do Acre e, hoje, está sendo um dia ímpar na minha vida e também dos meus colegas”, pontuou.
Aos 23 anos de idade, Kamyla Barbosa assume uma das maiores responsabilidades de sua vida. A futura militar afirma estar motivada e focada no cumprimento de suas funções. “A sociedade pode esperar uma policial exemplar, que vai cumprir com o dever de servir e proteger a população acreana”, disse.
O curso
Com carga total de 2.135 horas, o CFSD contempla aulas práticas e teóricas em 52 disciplinas, como Direito Penal, Policiamento Comunitário, Policiamento Ostensivo Geral e Direitos Humanos. Toda a capacitação será realizada nas dependências do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), na capital. Cada aluno-soldado receberá remuneração mensal de R$ 4.344,22, durante o período do curso. A aula inaugural foi marcada ainda pela ministração da palestra Polícia Militar: profissão ou sacerdócio?.