A exposição (A)gosto Delas tem sua estreia marcada para este domingo, 15, às 18h no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco. A edição reunirá 23 artistas mulheres que produzem arte em diferentes linguagens, da literatura ao grafite.
A iniciativa é do governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), com curadoria da Usina de Arte João Donato. Fotografia, pintura, string art (técnica que utiliza pregos e linhas entrelaçadas para confeccionar imagens), bordado, performance musical e escultura são algumas das formas de arte que serão levadas ao público.
De acordo com uma das curadoras do vernissage, Rosilene Nobre, a mostra é uma continuação da exposição coletiva Nas(ser) Mulher, fruto do projeto Visualidades Permanentes. “Nas(ser) Mulher teve sua única edição em março de 2020, mas não pôde permanecer exposta por muito tempo devido à pandemia. (A)gosto Delas não é a mesma exposição, mas queríamos continuar no fluxo de que diferentes linguagens artísticas pudessem ser apresentadas e oferecidas à população local de forma gratuita e permanente”, conta.
A fotógrafa Hannah Lydia, que participa da exposição e também é uma das curadoras, explica que o nome “(A)gosto Delas” tem relação com a ideia de aproximar artistas que queiram compartilhar seus gostos, olhares, experiências e vivências.
A organização da exposição coletiva pretende ainda projetar e dar visibilidade às mulheres que atuam no cenário cultural acreano. Surge como uma possibilidade de ir na contramão do apagamento da figura feminina diante da história da arte.
Participam da exposição: Allana di Souza, Alessandra Dutra, Beatriz Bentes, Bell Paixão, Bruna Duarte, Dani Mirini, Duda Modesto, Ellen Pitta, Fany Dimytria, Hanna Araújo, Hannah Lydia, Heide Genifer, Hellen Lirtêz, Isabel Darah, Kétila Flor, Laélia Rodrigues, Lara de França, Lira Montes, Marina Bylaardt, Nattércia Damasceno, Rafaela Zanatta, Rosilene Nobre, Simone Pessoa e VandSmile.
Exposição coletiva (A)gosto Delas – lançamento dia 15/08 às 18h
Período de visitação: 15 a 31 de agosto
Local: Memorial dos Autonomistas
Horário:
Segunda a sexta – das 8 às 12h e das 14 às 18h
Sábado e domingo – das 16 às 20h