Governo fortalece turismo na comunidade do Croa

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Turismo (Seet), vem realizando uma série de cursos para qualificar os moradores do Rio Croa, localizado no km 61 da BR-364, em Cruzeiro do Sul,  que atuam no turismo da região. Nesta quinta-feira, 17, foi finalizada a atividade Melhores Práticas para o Turismo de Base Comunitária.

Participaram do curso 26 pessoas. Foto: cedida

O curso é financiado pelo programa REM (REDD Early Movers, em português, REDD+ para pioneiros), por meio do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KfW) e do Reino Unido, para iniciativas em redução de emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal (REDD +).

“As oficinas proporcionam o desenvolvimento turístico por meio do envolvimento comunitário, estimulando a cooperação entre eles [moradores], não apenas para melhorar a renda, mas também para valorizar seus costumes e forma de vida, singularidades cada vez mais requisitadas pelos turistas”, explica o mediador do curso, Oziel Vieira, chefe da Divisão de Qualificação do Turismo da Seet.

Foram abordados assuntos como turismo e sustentabilidade, conceitos de turismo e turismo comunitário, vivências, condução de grupos, atendimento ao turista, higiene e organização de espaços turísticos.

A proprietária do Restaurante Croa Sabor e Lenha, Damiana Silva Cunha, acredita que os cursos ministrados abrem a visão da comunidade para um atendimento muito melhor: “A palestra foi muito importante para nós que trabalhamos com turismo. Temos certeza que todos os ensinamentos vão melhorar a forma como recepcionamos quem chega. Estamos aprendendo a lidar com gente, a cativar, a cuidar das pessoas para que elas queiram voltar ao Croa”.

Na ocasião, foi realizado um treinamento específico com os barqueiros, que são os primeiros contatos com os turistas. “Eles aprenderam técnicas de condução, postura, apresentação do roteiro, como lidar com situações de emergência e boas maneiras na relação com o turista. Estou muito feliz com o resultado do curso. Todos participaram e fizeram simulação”, reforça Oziel.

O barqueiro José Francisco de Souza acredita que a capacitação vai melhorar a recepção do turista no Croa: “Para lidar com os turistas, temos que realmente estar preparados, saber passar todas as informações e atender bem para que esse cliente volte novamente”.

O curso é financiado pelo programa REM (REDD Early Movers, em português, REDD+ para pioneiros). Foto: cedida

Rio Croa

O Rio Croa, localizado no km 61 da BR-364, em Cruzeiro do Sul, tem recebido cerca de 500 visitantes por mês e já se consolidou como um ponto turístico do Acre. Lá é possível encontrar restaurantes e pousadas.

Muitas pessoas visitam o Croa. Foto: Neto Lucena

O local é paradisíaco e de fácil acesso. O rio de águas escuras com vitórias-régias e uma planta aquática chamada “pasta”, que cobre parte das águas formando um tapete verde, encanta os turistas. No local, é possível contemplar a natureza e vivenciar experiências com o chá ayahuasca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter