Criado em 2014 como parte das iniciativas da “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, instituída pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o Movimento Maio Amarelo é uma cooperação internacional que tem como principal objetivo chamar a atenção de pedestres, ciclistas e condutores para atitudes preventivas no trânsito das cidades.
Em 2021, já por conta da pandemia da Covid-19, o governo do Acre decidiu dar um foco diferente para as ações educativas, reforçando as atividades por meio digital. Sem poder realizar o contato físico, o trabalho dos educadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está limitado à conscientização pelas redes sociais.
“Estamos vivendo um período atípico e desafiador para o trabalho de conscientização feito pelas nossas equipes. Desde o início da pandemia temos realizado ações pontuais e aproveitando ao máximo as possibilidades que as mídias digitais nos oferecem. A adesão da sociedade civil organizada e de instituições é fundamental para o sucesso da campanha”, disse Taynara Martins, presidente do Detran.
Para reforçar a tarefa de conscientizar a população, o Detran conta com alguns parceiros. A Faculdade Pitágoras de Rio Branco, por exemplo, viabilizou junto à presidência da autarquia meios de contribuir com a disseminação de informações relativas ao Movimento. O I Webnário Maio Amarelo teve como tema “A Segurança no Trânsito e a Proteção da Vida Humana” e contou com a participação virtual de estudantes e professores da instituição.
O evento de encerramento do Maio Amarelo será realizado nesta sexta-feira, 28, na seda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Acre, a partir das 10 horas da manhã.