Conheça os serviços oferecidos pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia- Unacon

O 8 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Para tratar a doença no Estado do Acre, foi inaugurado, em 2007, o Hospital de Câncer do Acre (HCAC), cadastrado pelo Ministério da Saúde (MS) como unidade de alta complexidade em Oncologia (Unacon), mediante parceria entre o Estado e o MS, por meio do Projeto Expande, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

“O público-alvo da unidade são os pacientes com diagnóstico oncológico confirmado por histopatologia, mielograma ou biologia molecular, para fins de tratamento especializado nos serviços de quimioterapia, cirurgia, radioterapia e multiprofissional”, relata a gerente-geral da Unacon, Kelcinea Souza.

Entenda os serviços

Em 2020, foram realizados 7.431 sessões de aplicação de quimioterápicos injetáveis e distribuídos 1.914 pacientes de hormônio terapia.  Foto: cedida

O serviço de quimioterapia é dividido em dois setores: farmácia de manipulação e salas de infusão, nas categorias adulto e infantil. Em 2020, foram realizadas 7.431 sessões de aplicação de quimioterápicos injetáveis, distribuídas entre 1.914 pacientes de hormonioterapia.

O serviço de emergência funciona como serviço de pronto atendimento 24 horas, sete dias por semana, para atendimento de todos os pacientes cadastrados na unidade que necessitem de atendimento de urgência relacionado a complicações do tratamento da doença oncológica de base e outras intercorrências clínicas.

Equipe multiprofissional

A Unacon atualmente dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por médicos especialistas clínicos (três oncologistas, um oncologista pediátrico, um hematologista adulto, dois hematologistas pediátricos e dois onco-ortopedistas) e especialistas cirúrgicos (três cirurgiões oncológicos, um cirurgião de cabeça e pescoço, um coloproctologista, dois urologistas, dois mastologistas, um ginecologista, dois cirurgiões onco-ortopedistas, um cirurgião plástico, um cirurgião torácico) e três médicos rádio-oncologistas.

Além desses, a Unacon dispõe de uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e físico-médico, que atuam nos serviços ambulatoriais, de emergência, quimioterapia, radioterapia e cuidados paliativos.

“A unidade conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar de cuidados paliativos oncológicos, que visa proporcionar melhor qualidade de vida nos moldes da medicina paliativa, com foco no controle de sintomas, apoio ao paciente e aos cuidadores”, explica Kelcinea Souza.

A equipe de cuidados paliativos é composta por médicos, enfermeiros, assistente social, fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista, realizando atendimentos ambulatoriais, visitas domiciliares e assistência em enfermaria. Foram realizados 175 atendimentos domiciliares, sendo que o serviço foi prejudicado no ano de 2020, em virtude da pandemia da Covid-19.

Esforços

A Unacon está em operação há quase 14 anos, prestando serviços ininterruptamente. É natural que os equipamentos sofram desgastes do tempo, sendo necessárias  manutenções ou reposições periódicas para garantir o adequado funcionamento da instituição e atendimento aos pacientes. Responder a essa demanda satisfatoriamente tem sido um esforço contínuo do governo do Estado, por meio da Sesacre.

A retomada dos serviços de Radioterapia, projeto que já está em fase final, prestes a iniciar o tratamento dos pacientes, é um grande marco para a Unidade e principalmente para seu público-alvo. A aquisição do acelerador linear e todo o trabalho para o seu funcionamento garantem que, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas para a aquisição, instalação, liberação e manutenção do aparelho, muito em breve o benefício estará disponível a todos que necessitarem do tratamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter