As atividades escolares serão retomadas no dia 21 de julho
Milhares de alunos da rede pública estadual já se preparam para o momento tão esperado por todos: o recesso escolar de julho, que começa oficialmente na próxima segunda-feira, 14. Os estudantes terão em média uma semana de descanso, retornando às atividades escolares no dia 21 de julho, para cumprir o restante do calendário escolar de acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ou seja, duzentos dias letivos.
Enquanto muitos estudantes estarão relaxando e se divertindo, outra turma vai continuar os trabalhos de preparação para a volta das atividades. Trata-se dos professores e coordenadores, que neste período se reúnem para fazer o planejamento do restante do ano letivo.
O recesso escolar, como é chamado as curtas férias do meio do ano, pode variar em algumas escolas, que através de um acordo com a comunidade escolar tem autonomia para definir o melhor cronograma. Este é o caso de uma das mais tradicionais unidades de ensino da capital, o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, que entrará em recesso entre os dias, 21 de julho a 01 de agosto. Meiry Silva, gestora do CERB alerta que mesmo durante as férias, a instituição vai abrir os portões para os alunos que desejam praticar atividades esportivas.
Situação semelhante ocorre com a escola Humberto Soares que estendeu a data de término das férias para o dia 04 de agosto. De acordo com a diretora da Humberto Soares, Isamar Andrade, a mudança na data visa não prejudicar o aprendizado dos alunos, pois neste período em que ocorre a Expoacre, muitos estudantes faltam às aulas devido exercerem algum tipo de atividade na feira. “Esta iniciativa de mudar o calendário não vai trazer nenhuma perda para o aluno, já que iremos repor a prorrogação, nos feriados do segundo semestre”, ressaltou a Isamar.
Segundo o diretor de gestão institucional da Secretaria de Educação, Jean Mauro, as escolas tem total governabilidade para alterar seus calendários de acordo com as particularidades, desde que cumpram a carga horária de 800 horas e os 200 dias letivos.
A rede estadual de ensino do Acre atende 153 mil estudantes em 675 escolas. O término do ano letivo está previsto para o dia 11 de dezembro.
ESCOLA ABERTA
Alunos que freqüentam o Programa Escola Aberta nos finais de semana terão a oportunidade de participar de atividades esportivas, oficinas biojóias, informática, violão, capoeira, manicure e teatro no período de recesso.Ao todo, cerca de 50 oficinas estão cadastradas no programa que funciona em cinco escolas de Rio Branco: João Aguiar, Henrique Lima, Berta Vieira, Serafim Salgado e Paulo Freire.
O Programa.Escola Aberta visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz mediante ampliação de atividades oferecidas aos alunos e à comunidade, aos finais de semana.