Treinamento foi realizado por uma equipe do Hospital Santa Casa de São Paulo
Sessenta e quatro profissionais que compõem a grande equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) receberam mais um curso de especialização na área de atendimento pré-hospitalar. A capacitação foi realizada por uma equipe do Hospital Santa Casa, da cidade de São Paulo, que esteve em Rio Branco passando as experiências.
Foram quatro dias de curso, sendo dois para a equipe que trabalha à noite e o restante para os profissionais do período diurno. O enfermeiro Patrício Moreira foi um dos participantes e disse ter aprendido muito, principalmente com relação à segurança pessoal e do paciente no local de atendimento. “Muitas vezes, a equipe era tão apressada em socorrer o paciente que acabava até mesmo esquecendo de sua própria segurança. Temos que ter cautela ao chegar ao local onde está o paciente, pois se o lugar não for seguro, podemos colocar em risco tanto a nossa vida quanto a dele”, explicou.
Para o médico Ricardo Teles, o curso veio aumentar ainda mais a qualidade dos profissionais, que sempre têm recebido incentivo do governo para oferecer atendimento adequado às vitimas de acidentes e clínicos no dia-a-dia. “O Governo do Estado sempre esteve incentivando nossa qualificação. Com o término do curso, posso afirmar com certeza que a população tem muito a ganhar”, disse.
Segundo o socorrista Osmar Pinheiro, o curso trouxe novas técnicas, que sendo colocadas em prática garantem um atendimento de qualidade. “Essa capacitação só veio acrescentar ainda mais a experiência que já temos. Agora, podemos trabalhar com mais agilidade e eficiência”, finalizou.