Livros são utilizados pelos alunos por três anos consecutivos
Nas mochilas, debaixo dos braços e nas bibliotecas das escolas eles estão presentes desde cedo na vida dos estudantes: o livro didático. Companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, eles merecem atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também tenham acesso.
Na escola Berta Vieira, no Bairro São Francisco, a tarefa de cuidar do livro é levada a sério por todos. Professores e alunos trabalham em parceria para manter bem conservados os livros promovendo campanhas de encadernamento e palestras, além de dois projetos de leitura "Sonhos em BVA" e "Eu conto, tu contas e juntos contamos" em que são desenvolvidos produção textual, de livros, atividades culturais e de sociabilização.
De acordo com a professora de Português, Iracilda Bonifácio, a conscientização pela qualidade e conservação do livro didático tem início com o processo de sua elaboração. "Primeiro mostramos todo o caminho de construção do livro, até ele chegar as mãos dos estudantes e por fim a importância do encadernamento. Para o sucesso da iniciativa é preciso que a ação ocorra diariamente e com a participação dos pais", explicou a professora..
Estudante da 5ª série, João Hipólito, 10, sabe bem o valor de um livro e o ele representa na vida escolar. "Eu utilizo muito em sala de aula e gosto de preservá-lo. Agora que podemos levar o livro pra casa ficou mais fácil pesquisar e fazer as tarefas. Eu mesmo não gostaria de receber um livro sujo, rabiscado e feio, por isso cuido com todo amor, para que o próximo a recebê-lo também siga meu exemplo", concluiu.
Mostrando responsabilidade e cidadania, a aluna Helen Menezes, também da 5ª série, ratifica o que vem sendo amplamente o trabalho de conscientização realizado pela escola Berta Vieira. " Esse ano tivemos o privilégio de tê-lo novo e a oportunidade de levá-lo para casa. O livro é um direito de todos. São nossos pais que pagam por ele", afirma a jovem.
Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da educação básica da rede pública e para os matriculados em classes do programa Brasil Alfabetizado. São exemplares de língua portuguesa, matemática, ciências, história , geografia, biologia e química.Também são beneficiados, por meio do programa do livro didático em Braille, os estudantes cegos ou com deficiência visual e das escolas de educação especial públicas.
Utilizados pelos alunos por três anos consecutivos, a conservação do livro didático deve ser encarada com muita consciência e como um patrimônio público por alunos, gestores escolares e comunidade que deve ser envolvida nesta tarefa. Atualmente no Brasil cerca de 13% do total inicial de livros distribuídos, não são devolvidos ou estão sem condição de uso. Na região norte, este número chega a ser maior devido as condições climáticas e geográficas.
Veja algumas dicas de como manusear seu livro:
- Mantenha as mãos sempre limpas ao utilizar os livros.
- Jamais dobre o papel. A dobra acarreta rompimento das fibras de celulose, e não há como recuperá-las.
- Nunca use saliva nos dedos para mudar as páginas: ela provoca acidez no papel.
- Nunca faça desenhos, rabiscos ou anotações de nenhuma natureza. E, claro, não arranque páginas ou pedaços delas.