Representantes do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 17, para debater sobre melhorias para a área de saúde prisional. Na ocasião, foram tratados assuntos como o incremento dos atendimento e a construção de novas unidades.
Durante a conversa, o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, falou a respeito do aparelhamento das Unidades Básicas de Saúde Prisional. “Por meio do convênio, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vamos aparelhar as unidade de Saúde de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul’’, afirmou.
Arlenilson ressaltou que o aparelhamento faz parte dos planos e metas do Iapen para 2021. “Essa parceria, diálogo e apoio do governo do Estado, por meio da Sesacre, bem como o apoio de todos os órgãos e instituições envolvidas no processo de reestruturação, tem sido fundamental a fim de garantir a saúde para pessoas privadas de liberdade”, disse.
“Em meio a pandemia, o governo do Estado tem feito todo o esforço para garantir a melhor assistência à saúde, mesmo com as restrições na quantidade de atendimentos para garantir a segurança dos pacientes e profissionais”, destacou o chefe do Departamento de Atenção Primária da Sesacre, Hilder Halley Dias.
Ele ressaltou que, de janeiro a novembro de 2020, foram realizados 48.334 atendimentos no Sistema Prisional dentre consultas, procedimentos ambulatoriais, atendimento clínico, psiquiátrico, ginecológico, nutricional, fisioterápico, exames e encaminhamentos para médicos especialistas.
Já a chefe da Divisão de Saúde do Iapen, Ingrid Kariny Suárez, frisou que a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) é de extrema importância para a saúde prisional. “Temos planos de ir até os municípios em janeiro, após a posse dos prefeitos, para mais uma conversa sobre a adesão à política, para assim fortalecer a saúde prisional do estado”, disse.