Rio Branco está entre as cinco capitais brasileiras com melhor índice de avaliação do Ideb
Com o tema Rio Branco, Aqui é Lugar de Ensinar Aprendendo foi aberto na manhã de hoje, o primeiro Fórum Municipal de Educação. Durante dois dias professores e gestores de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Seme) participam de discussões sobre os avanços alcançados nos últimos quatro anos, e falam dos desafios e metas para o ensino infantil e do primeiro ciclo fundamental.
Na solenidade de abertura a Seme lançou o material didático que será utilizado a partir da mudança da fase inicial para nove anos. Os Cadernos da Matriz Curricular do Ciclo Inicial do Ensino Fundamental servirão de base aos professores na elaboração do planejamento escolar.
De acordo com o secretário municipal de educação, Moacir Fecury, a realização do Fórum marca também um momento de comemoração em relação aos números divulgados pelo Ministério da Educação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) divulgados no sábado, 21.
Rio Branco está entre as cinco capitais do país com melhores indicadores. Os demais municípios do Estado também apresentaram resultados satisfatórios, 84,4% alcançaram a meta proposta pelo MEC. “Este é um momento para avaliar nosso trabalho, mas acima de tudo oferecer condições de sustentabilidade ao crescimento”, relatou o secretário.
O Ideb é um indicador de qualidade educacional, que combina informações de desempenho geradas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com informações de aprovação que são coletadas pelo Censo da Educação Básica.
Para o prefeito Raimundo Angelim as avaliações positivas do MEC e do Unifec, traduzem o trabalho coletivo iniciado em 2005 com o regime de colaboração entre a prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado. “Assim nosso foco concentrou-se na alfabetização, desenvolvendo o que tem de melhor da educação do país”. Esta integração permitiu que a prefeitura concentra-se esforços na educação infantil e nas crianças de primeira a quarta séries. Os resultados já são mensuráveis, o número de alunos matriculados saltou de 13 mil para 36 mil.
“Hoje nós conseguimos dar visibilidade às experiências de sucesso. As mudanças qualitativas são fruto de uma política de articulação”, destacou a secretária de Estado de Educação, Maria Corrêa.
O primeiro Fórum Municipal de Educação acontece em Rio Branco nos dias 26 e 27 de junho. Ainda dentro da programação de quinta-feira esteve a palestra “Leitura e Escrita: Dois Capítulos da História de Ser Educador”, com o professor da Universidade de Campinas, Guilherme Toledo. Segundo o palestrante o conhecimento aprimora o trabalho pedagógico e auxilia na execução dos trabalhos dentro das salas de aula.
Amanhã, a palestra Currículo e avaliação: sustentáculos da qualidade do ensino, a partir das 8 horas. A apresentação da Orquestra Experimental da Usina de Arte João Donato encerra a programação.