O Acre deu mais um passo importante para definir diretrizes de atuação para a prevenção de acidentes de trânsito e de fatores de risco. Nesta quinta-feira, 10, o governador Gladson Cameli, criou, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), o Comitê Estadual do Programa Vida no Trânsito (CEPVT). O comitê será consultivo, com a finalidade de promover a vigilância e o monitoramentos dos acidentes de trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) é uma das 17 instituições que compõem o CEPVT. Na prática, a ideia é desenvolver, com base nas estatísticas, campanhas de educação mais eficazes para tornar o trânsito cada vez mais seguro.
“Com esse levantamento estatístico, conseguimos, com mais precisão, saber os locais onde ocorrem mais acidentes, o público envolvido, quem são as vítimas, se são mais homens ou mulheres e sua faixa etária. Com isso, conseguimos fomentar as ações educativas com base nas estatísticas”, afirma Rebeca de Paula, uma das representantes do Detran no CEPVT.
O comitê divulgará relatório anual de suas atividades e dos trabalhos desenvolvidos que tenham contribuído para a prevenção de acidentes de trânsito e para a redução de morbimortalidade por acidentes de trânsito.
Instituições participantes
Além do Detran, o Comitê e Estadual do Programa Vida no Trânsito é composto pela Secretaria Estadual de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, Instituto Médico Legal (IML), Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPTran-PM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos do Estado do Acre, Sindicato dos Mototaxistas, Motoboys e Motofretistas do Estado do Acre (Sindmoto), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEE), Polícia Civil do Estado do Acre, Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal, Universidade Federal do Acre (Ufac); XV- Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) e o Conselho Estadual de Saúde.