Vacinação contra a paralisia infantil acontece em todo o Estado

Secretaria de Saúde pretende vacinar 85 mil crianças de zero a cinco anos

dsc_0327.jpg

Gustavo de Souza Lima recebe a vacina contra a poliomielite do secretário de Saúde Osvaldo Leal. (Foto: Sérgio Vale/SECOM)

O dia de vacinação contra a poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, acontece durante este sábado, 14, em todos os municípios do eEstado. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) é de vacinar 85 mil crianças de zero a cinco anos de idade em todos os municípios acreanos, quantidade que corresponde a 12% da população total do Estado.

Gustavo de Sousa Lima, de 4 anos, é uma das 85 mil crianças que serão vacinadas. Neste sábado, ele veio com a mãe Maria Francinete ao ponto de vacinação da creche Jairo Junior. Moradora do bairro Tancredo Neves, Maria Francinete garantiu levar o filho para a vacinação, em todas as campanhas realizadas anualmente. Para ela, a vacina é a garantia de uma vida saudável às crianças que se reflete na vida adulta.

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, destacou que o Brasil não registra nenhum caso de poliomielite desde 1989. "Mesmo assim, temos ainda quatro países no mundo que apresentam poliomielite. Por isso, a qualquer momento ela pode voltar. Assim, estamos sempre muito atentos para garantir a vacinação das crianças", disse Angelim, ao estabelecer a meta de 95% de cobertura vacinal na capital acreana.

Para o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil, a vacinação é a garantia de uma situação de "não-doença", que impede que marcas sejam carregadas pelo resto da vida. "Estou começando minha gestão na Secretaria Municipal de Saúde. Não haveria forma melhor de começar o trabalho, senão fazendo prevenção e garantia de saúde", relatou.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Osvaldo Leal, na última vacinação de pessoas acima de 60 anos contra a gripe, o Acre ficou em segundo lugar no ranking da cobertura vacinal, perdendo apenas para o Distrito Federal. "Isso é o resultado de um trabalho sério de toda a equipe da Saúde do Acre", avaliou o secretário, ao destacar que uma das ações que trouxeram bons resultados foi a "buscativa", trabalho de identificação e vacinação de pessoas que não puderam comparecer aos postos de vacina.

A vacinação contra a poliomielite acontece durante todo este sábado, 14, das 8 às 17 horas, nos postos de saúde e pontos de vacinação em escolas e creches da cidade. Para vacinar as crianças, basta levar o cartão de vacinação, no qual é feito o controle das doses aplicadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter