Durante evento Governo e prefeitura firmam parceria para a execução da segunda etapa da reforma
Ampliação e construção dos recintos dos animais e da nova área de administração estão entre as mudanças do Parque Ambiental Chico Mendes que as pessoas poderão encontrar a partir deste sábado, 14, com a reabertura do ambiente ao público. Estas transformações fazem parte da primeira etapa da reforma do lugar, feita com recursos do Ministério da Defesa, através do convênio do Programa Calha Norte, no valor de R$ 503.242,83.
A prefeitura de Rio Branco realiza a solenidade de reinauguração a partir das 15 horas. Com a presença do prefeito Raimundo Angelim e dos secretários de Meio Ambiente do município, Arthur Leite, e do Estado, Eufran Amaral.
Dentre as mudanças estão a construção de uma nova sede administrativa e a reforma e ampliação do recinto dos felinos. Estes animais ganham mais espaço já que a área construída passa a ser de 278,88 metros. A altura do recinto também foi ampliada para 5 metros quadrados
De acordo com a administradora do Parque Chico Mendes, Joseline Guimarães, a proposta é regionalizar os ambientes dos animais. Atualmente existem cerca de 200 animais de 22 espécies, na área. Para isso foram construídos dois recintos para aves de grande porte (mutum e arara) e um para as aves de pequeno porte, como os papagaios.
Depois da construção desses novos ambientes as aves têm um lugar reservado, denominado pela equipe do parque, como bosque das aves. Um local adequado às necessidades de sombreamento e iluminação as espécies do plantel do parque. Com uma nova espécie incluída recentemente, o tucano-de-bico-preto.
Raimundo Angelim destacou durante uma de suas visitas ao parque que a reforma visa revitalizar um dos espaços de lazer mais visitados aos fins de semana, proporcionando mais qualidade para os animais do zoológico e visitantes. Segundo o levantamento da administração do Chico Mendes mais de quatro mil pessoas visitam o local aos fins de semana.
"O Parque Chico Mendes é um local moderno que atende as exigências do meio ambiente. Além de ser uma alternativa de lazer para as famílias de Rio Branco", ressaltou o prefeito.
Todas estas reformas e construções pretendem atender as exigências da legislação específica e as sugestões dos técnicos do Ibama e da equipe técnica do Parque Ambiental Chico Mendes, bem como, o bem estar animal.
Parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco garante segunda etapa da revitalização do Parque Chico Mendes:
Durante a solenidade de reinauguração do Parque, o Governo do Estado e a prefeitura assinam convênio no valor de R$ 732 milhões para garantir a execução da segunda etapa da revitalização. Fazem parte das obras a construção da praça de alimentação, construção do recinto do macaco Cebuela, e das serpentes, recuperação de estrutura de madeira e metal do mirante e também a reforma dos quiosques central da praça de alimentação, a instalação elétrica e iluminação externa.