Nessa quarentena, os empresários de bares e restaurantes que buscam soluções para enfrentar a crise econômica trazida pela pandemia do coronavírus, podem realizar diversos cursos online voltados para o setor. Os cursos são de uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o Sebrae.
“O objetivo é qualificar micro e pequenos empreendedores do setor da alimentação fora do lar. O projeto traz a possibilidade de um gestor de bar ou restaurante fazer cursos, ler conteúdos especializados e conferir vídeos sobre o setor de alimentação. Conhecimento é fundamental para a sobrevivência de um negócio”, explica Paulo Brum, presidente da Abrasel no Acre.
Os cursos seguem a metodologia de aprendizado rápido (Fast Learning), com o uso de vídeos de curta duração, de 5 a 10 minutos, acompanhados de e-books. São gratuitos e estão disponíveis no link: abrasel.com.br.
Há orientações que vão, por exemplo, desde dicas para otimizar o estoque do estabelecimento até temas relacionados à gestão e desenvolvimento de pessoas para ter uma equipe mais produtiva e que gere mais resultados. Todo o material é personificado de acordo com a demanda do usuário, seu tempo disponível, interesse e necessidades.
O segmento de alimentação fora do lar é um dos que mais gera emprego e renda, principalmente entre os pequenos negócios. O setor é fundamental no dia-a-dia do brasileiro e gera milhões de empregos em cerca de 1,4 milhão de negócios e corresponde a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Um faturamento considerável de 176 bilhões de reais em 2018. Porém, agora é um dos segmentos mais impactados e prejudicados.
A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, reforça que nesse período é importante que os empreendedores busquem conhecimento e ferramentas que os auxiliem a vencer a crise imposta pela pandemia.
“Agora é hora de buscar conhecimento e ir colocando a cabeça para funcionar e apresentar um novo formato de atendimento para sua clientela, seja na redistribuição e espaçamento entre mesas, seja na invenção de máscaras com abertura para tomar cerveja no canudo, seja fazendo um palco com isolamento transparente para os músicos, seja nas máscaras e luvas personalizadas para os funcionários ou até mesmo oferecendo um bar delivery onde o bar vai até a casa dos consumidores com cerveja gelada e tira-gosto”, ressalta a secretária.