Educação e instituições parceiras planejam o lançamento do projeto Protagonismo Juvenil e Cidadania

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio do Departamento de Gestão de Redes, realizou quarta-feira, 19, o lançamento do Projeto Protagonismo Juvenil e Cidadania. A ação, que faz parte do programa Escola Aberta, tem como objetivo promover atividades culturais, esportivas, de lazer, geração de renda e saúde para os estudantes e a comunidade.

O programa Escola Aberta é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Dessa forma, desenvolvem-se projetos nas escolas da rede estadual de ensino desde o início do ano letivo de 2019, em parceria com entidades governamentais e não governamentais, as quais protagonizam o acesso e a promoção da cidadania no espaço escolar, por meio de atividades pedagógicas e serviços sociais.

Ao todo são 14 instituições que fazem parceria com o Programa Escola Aberta. Foto: Jorge William/SEE

Dentre as ações ofertadas à comunidade estão as apresentações culturais, rodas de conversas sobre valorização da vida e direitos da mulher, orientação jurídica, gincanas solidárias, oficina de educação no trânsito e oficinas de reciclagem, e várias outras. Ao todo são sete escolas que participam do projeto.

De acordo com Milla Almeida, chefe da Divisão de Assessoramento Escolar e Assuntos Estudantis, as atividades serão ofertadas aos sábados, uma vez ao mês por escola, previamente pactuados para se adequar de acordo com o calendário escolar. “Nosso objetivo é promover esses serviços tanto para o aluno quanto para a comunidade em geral, proporcionando assim uma melhor interação entre o ambiente escolar e a família. É muito importante que a comunidade participe e conheça essas ações dinamizadas por meio desses projetos”, pontua a chefe de divisão.

As ações do projeto estão previstas para começar no início de março Foto: Jorge William/SEE

Ao todo são 14 instituições parceiras que, em conjunto, auxiliam as ações em comunidades que apresentam maior vulnerabilidade social. Dentre as instituições parceiras estão Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( Senac), e outras.

Sendo assim, as atividades estão previstas para ter início em março. Ao todo, o programa Escola Aberta conta com 14 projetos de metodologias inovadoras. “A intenção dessa ação é fazer com que a comunidade se envolva cada vez mais no âmbito escolar. Muitas dessas atividades vão beneficiar tanto o estudante quanto suas famílias. Com isso, as atividades terão como principais atores os jovens e adolescentes, proporcionando um ensino de melhor qualidade para nossa população”, destacou o secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz.

A ação tem como objetivo promover atividades culturais, esportivas, de lazer, geração de renda e saúde para os estudantes e comunidade Foto: Jorge William/SEE

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter