Investigadores da Delegacia de Combate ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, realizaram um intenso trabalho de investigação que resultou na prisão de sete pessoas ligadas ao tráfico internacional de drogas e apreendeu mais de 40 quilos de material entorpecente, entre maconha, cocaína e skunk (maconha geneticamente modificada).
A ação da Polícia Judiciária culminou em um prejuízo financeira de mais de R$ 500 mil aos traficantes e desbaratou uma quadrilha que estava usando o Acre como rota para o tráfico internacional de drogas que tinha como destino final as regiões Sudeste e Nordeste.
Na última terça-feira, 7, os investigadores da Denarc interceptaram um veículo nas proximidades do Horto Florestal de Rio Branco. Durante a abordagem foi encontrado no automóvel mais de 5 kg de maconha prensada, balança de precisão e uma prensa hidráulica. Na ocasião três pessoas foram presas.
Em ação continuada de investigação, os agentes de polícia seguiram para a cidade de Capixaba (distante cerca de 70 km da capital, Rio Branco) onde, já na madrugada desta quarta-feira, 8, realizaram a prisão de mais duas pessoas que transportavam, em um veículo modelo Voyage, cerca de 25 kg de skunk, uma espécie de maconha geneticamente modificada.
O que chama a atenção neste caso é que um dos presos havia conseguido fugir de um cerco policial no último dia 2 de janeiro, ocasião em que duas pessoas foram presas e apreendidos 10 kg de cloridrato de cocaína (cocaína de alto grau de pureza).
Nesse caso, os investigadores de posse de informações realizaram uma barreira no trevo de Senador Guiomard objetivando interceptar uma caminhonete modelo Hilux de cor branca que vinha da fronteira do Acre com a Bolívia e que trazia material entorpecente. No momento da abordagem o motorista da caminhonete tentou atropelar os policiais civis que reagiram atirando nos pneus do veículo.
O motorista conseguiu fugir do cerco policial deixando para trás o comparsa, um homem de 40 anos, a camionete e o entorpecente. Na ação, o proprietário da droga foi preso em um hotel na região central de Rio Branco. O motorista, mesmo escapando do cerco policial, foi identificado e passou a ser monitorado pelos policiais.
Na abordagem na cidade de Capixaba, o mesmo homem que desta vez pilotava o veículo Voyage tentou, novamente, furar a barreira policial, mas acabou batendo o veículo e foi preso. O homem que estava em sua companhia também foi capturado.
O Delegado Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira destacou a atuação dos agentes da Denarc e a integração na troca de informações que tem resultado na elucidação de crimes e nas prisões de pessoas em conflito com a lei.
“Temos na Denarc uma equipe muito comprometida com o combate ao tráfico de drogas, uma equipe atuante e que tem alcançado grandes resultados na apreensão de drogas e na prisão de envolvidos com essa prática criminosa. A integração das forças, principalmente na troca de informações tem garantido ainda mais efetividade nessas ações. A Polícia Civil não está inerte e vai alcançar resultados ainda mais satisfatórios”, garantiu Henrique Ferreira.