Secretários estaduais de Educação se reúnem em São Paulo

“Temos grandes desafios na Educação do Acre. São desafios que nos motivam a continuar e pensar sobretudo naquele que é a razão de ser do nosso trabalho, o nosso aluno, e na nossa missão de levar um ensino de qualidade para eles. São mais de 600 escolas espalhadas em um território com 85% da sua floresta em pé e seus rios maravilhosos”.

Essas palavras fizeram parte da fala de apresentação do secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Mauro Sérgio Cruz, durante a quarta e última reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, realizada nessa quarta-feira, 4, em São Paulo no Instituto Insper, tendo como anfitrião o secretário de Educação do Estado de São Paulo e ex-ministro da Educação, Rossieli Soares.

4ª Reunião Ordinária do Consed, aconteceu em São Paulo, nessa quarta-feira, 4 Foto: Ascom Consed

Ao abrir a reunião, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecília Motta, destacou a importância da participação dos secretários nas ações do conselho no decorrer do ano e da união dos secretários para enfrentar os desafios que se desenham para 2020. “Esse é um momento de agradecimento pela participação e pela união dos secretários em torno dos nossos projetos, como a Agenda da Aprendizagem. Isso garantiu o protagonismo do Consed nas principais políticas públicas de Educação implementadas nesse período”, disse.

Por sua vez, o secretário anfitrião, Rossieli Soares (SP), destacou que “o Consed é um importante fórum de discussão e de decisão, em que nós, secretários, sempre estamos unidos em prol da melhoria da aprendizagem do estudante. É um prazer enorme receber todos os colegas secretários aqui em SP”.

Os secretários fizeram uma avaliação do ano, considerando os principais desafios enfrentados, especialmente no setor de finanças e os principais resultados das gestões estaduais no período. A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluindo a construção dos currículos, e a expansão das redes de Educação em Tempo Integral figuraram entre as ações mais citadas pela maioria dos gestores.

Secretários de educação do norte formam um consórcio para debater temas comuns aos estados da região Foto: Ascom/Consed

Mauro Cruz destacou ainda a atuação do consórcio de secretários da região norte e o cenário que encontrou ao assumir a gestão de uma das maiores pastas. “Vimos o quanto conseguimos avançar em relação àquilo que nós temos em comum, por meio do consórcio. Assumimos a missão à frente da secretaria no Acre herdando situações que não são positivas, de vícios na gestão e de uma rede mal organizada. Iniciamos o ano letivo sem professores provisórios, considerando que o estado do Acre ainda depende de um quadro de 70% de professores provisórios, demonstrando que a Educação não era prioridade”.

Após a rodada de avaliação, os secretários entraram na pauta mais discutida no decorrer de todo ano, a reestruturação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb. O Consed tem feito um trabalho junto ao Congresso Nacional e ao Fórum de Governadores para aprovar a PEC do Novo Fundeb e garantir a permanência do fundo entre as fontes de recursos da Educação.

Ao final da tarde, o fórum recebeu o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, e o secretário de Educação Tecnológica, Ariosto Antunes, além do Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Eduardo Deschamps. Nesse momento, foram discutidos os próximos passos do ProBNCC e da implementação do Novo Ensino Médio, a regulamentação dos itinerários por parte dos Conselhos de Educação. Houve ainda a apresentação do programa Novos Caminhos, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Setec.

“O MEC precisa ter um olhar diferenciado para a nossa região” Foto: Ascom/Consed

“Para o próximo ano pretendemos continuar defendendo, juntamente com os demais secretários, que o valor do custo aluno na região Norte deve ser repensado. No Acre, especificamente, temos municípios onde a cada seis meses ainda precisamos fretar avião para levar merenda escolar para nossos alunos quando os rios estão baixos. O MEC precisa ter um olhar diferenciado para a nossa região”, finaliza Cruz.

A primeira reunião do Consed de 2020, acontecerá em Pernambuco, no mês de fevereiro.

 

Colaboração: Eduardo Collin/Ascom Consed

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter