A mini ópera A Lenda da Mulher do Jacaré nasceu com a junção de cinco elementos da própria Usina, e foi ganhando forma com a integração de todos os cursos. “Na Usina existe um intercâmbio entre as artes, e também a estimulação da descoberta da musicalidade pessoal de nossos alunos”, destacou o coordenador do curso de música Roberto Bürgel.
Depois de algumas apresentações experimentais o grupo faz sua grande apresentação nos dias 20 e 21 de maio a partir das 21 horas. Às 20 horas será a abertura da Exposição do Museu Giramundo. Antes disso, os alunos ensaiam e afinam os instrumentos já no palco oficial da estréia.
A mini ópera envolve composição musical e interpretação. São diversos instrumentos contando a história de amor, ciúme e tragédia cômica. O trabalho que as pessoas vão conferir é fruto da dedicação de mais de 100 pessoas, entre os 60 que estão em cena e os responsáveis pelo suporte técnico. A orquestra contemporânea conta com instrumentos andinos, máquinas de quebrar castanhas, flauta indígena, berrantes, violões, percussões, piano e contrabaixos.
Em uma integração das artes, os alunos que fizeram do curso de bonecos