Estudantes participam de pesquisa sobre o novo Ensino Médio

O que o jovem pensa sobre a sua escola? Qual a escola do seus sonhos? O ensino médio em todo o país vai mudar e as equipes pedagógicas da rede pública estadual de ensino estão com uma agenda intensa de estudos, leitura, reescrita do currículo, e, não menos importante nesse processo, está a escuta dos estudantes.

Participam da pesquisa alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio Foto: Mardilson Gomes/ SEE

Em parceria com o Instituto Porvir, por meio de um questionário, estudantes do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio vão responder perguntas sobre si mesmo, sobre a realidade da escola, o que desejam e quais as atividades que não podem faltar para se ter um bom ambiente de aprendizagem.

Por meio dessas respostas será possível promover discussões, gerar ideias e concretizar mudanças na escola e na rede de ensino. A consulta acontece on line pelo endereço http://porvir.org/nossaescolaquestionario-ac/ e ficará aberta até o dia 4 de outubro.

O ensino médio no Brasil

Os indicadores de frequência e desempenho no ensino médio, da forma como ele acontece atualmente, mostram uma distância entre as expectativas da juventude e o que a escola exige dela. Em 2016, 28% dos estudantes dessa etapa do ensino encontravam-se com mais de 2 anos de atraso escolar e 26% abandonaram a escola ainda no 1º ano.

De todos os que iniciam essa etapa, apenas 64% concluem o ensino médio até os 19 anos; e quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, a média ficou em 3,8.

Fatores externos e internos influenciam nesses índices. Desde o acesso limitado em muitas localidades, passando por problemas como gravidez na adolescência, necessidade de ajudar na renda familiar e violência, até a questões emocionais, inflexibilidade e falta de significado do currículo.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter