Educação promove seminário de libras e a inclusão do aluno no cotidiano escolar

O mês de setembro é um mês especial para a comunidade surda, visto que no dia 26 é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e a Divisão de Educação Especial promoveu na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da SEE, o IV seminário “Libras e a inclusão do aluno no cotidiano escolar”, com a palestrante surda Thaís White Dias dos Reis.

O seminário apresentou uma vasta programação com a execução do hino acreano apresentado em Libras pelo professor surdo Sebastião Alves, o coral Libras Vivas, composto por intérpretes de Libras da rede pública e convidados, teatro de alunos surdos, com a peça “Comédia surda”, apresentação dos trabalhos do CAS, além da palestra com a especialista Thais White, também surda. A solenidade foi toda apresentada em Libras pelo professor surdo, Emerson Machado.

O público-alvo do evento foram os alunos dos cursos de Libras,  professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de Libras, tradutores intérpretes de Libras, escolas que atendem alunos surdos, instituições federais e municipais de ensino, representantes de associações da área da surdez e comunidades em geral Foto: Clícia Araújo Ascom/SEE

O público-alvo do evento foram os alunos dos cursos de Libras,  professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores de Libras, tradutores intérpretes de Libras, escolas que atendem alunos surdos, instituições federais e municipais de ensino, representantes de associações da área da surdez e comunidades em geral. Participaram também representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), Conselho Estadual de Educação (CEE) e a deputada estadual Juliana Rodrigues.

O seminário tem como objetivo promover a educação inclusiva de  atendimento as necessidades dos alunos surdos e com deficiência auditiva, valorizando a diversidade linguística dos mesmos.

“Não medimos esforços para que os nossos alunos sejam atendidos e que nós consigamos realmente, o que ainda é uma luta, fazer com que a inclusão se realize no cotidiano das nossas escolas. A inclusão no cotidiano escolar é importantíssima porque na prática realmente o ensino aprendizagem, para se concretizar, nós não podemos ter nenhum tipo de falha. Promover a inclusão, refletir sobre a prática pedagógica no cotidiano escolar, faz com que realmente nosso aluno surdo seja incluído nas escolas e isso é o fator principal. Inclusão é olharmos para o todo e não para as partes”, comentou a professora Denise dos Santos, Diretora de Ensino.

Professora Dilaina Maria represente do Conselho Estadual das Pessoas Portadoras de Deficiência do Acre CONED/AC

A professora especialista Dilaina Maria represente do Conselho Estadual das Pessoas Portadoras de Deficiência do Acre CONED/AC destacou a importância desse momento para a comunidade surda acreana.

“Hoje dia 26 de setembro é comemorado em nível nacional o dia dos surdos e temos hoje como objetivo principal a luta pela efetividade de uma educação bilíngue. Educação bilíngue é a garantia do ensino da língua portuguesa e todas as disciplinas em sua modalidade escrita. O CONED tem a certeza que nossa Secretaria de Educação e o Governo do Acre irão assinar todo um projeto desse nível que vislumbra um direito constitucional dos surdos brasileiros, garantindo assim a verdadeira equidade na sociedade para os surdos”, concluiu.

Joana d’Arc Silva, coordenadora da CAS Foto: Clícia Araúj Ascom/SEE

“Estamos fazendo a promoção da política de educação inclusiva e precisamos do apoio de todos os interpretes, professores de Libras e o professor da sala de recursos multifuncionais que faz esse atendimento com alunos surdos. Nós oferecemos no CAS cursos de Libras, no caso curso básico , o curso intermediário e o curso profissionalizante tradutor intérprete de Libras educacional para profissionais de qualquer área de atuação, profissionais da educação e a comunidade como família, amigos, enfim quem tiver o interesse”, comentou a professora Joana d’Arc Silva, coordenadora da CAS.

Esse é um mês para celebrar a comunidade surda e refletir mais sobre a inclusão dos surdos na sociedade. O principal objetivo desta data é desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade. Esta data foi oficializada através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter