Em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) comemorou, no último sábado, 21, o Dia do Atleta Paralímpico, evento que aconteceu simultaneamente em 70 cidades do país e agregou mais de 15 mil pessoas.
No Acre, as atividades foram realizadas em uma das quadras e na pista de Atletismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) e contou com a participação do Centro de Ensino Dom Bosco, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e das Escolas Adalberto Sena, Raimundo Gomes de Oliveira e Alcimar Nunes Leitão.
Entre os objetivos da comemoração está, além da prática de três modalidades paralímpicas (a bocha, o atletismo e o futebol adaptado), a socialização de crianças com deficiência e sem deficiência, sendo permitida uma porcentagem de participação de 20% destas últimas como forma de socializar a prática esportiva.
No ano passado, na primeira edição do evento, foram envolvidas mais de 10 mil pessoas em todo o país nas atividades realizadas. O diretor de Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, as ações foram desenvolvidas em forma de circuito envolvendo crianças entre 10 e 17 anos.
“É uma maneira de mostrar a forma como podemos desenvolver o esporte adaptado em nossas escolas e esperamos nos sair bem para que possamos ter o esporte paralímpico sendo difundido em todo o território nacional e também em nosso Estado do Acre”, afirmou o diretor.