Famílias beneficiárias do programa Minha Casa Minha Vida são atendidas com cursos técnicos profissionalizantes, coordenados pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra). Um total de 460 pessoas, a maioria moradores da Cidade do Povo, já foram capacitadas em panificação, doces, salgados, confeitaria e outras atividades produtivas.
Os cursos técnicos profissionalizantes sociais e ambientais fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, que regulamenta a obrigatoriedade na aplicação de 2,5% do valor investido em cada um dos loteamentos residenciais nas respectivas atividades profissionalizantes.
Atualmente estão sendo ministrados os cursos de frentista para 80 moradores da Cidade do povo nos turnos da manhã e da tarde e de manicure e pedicure para 40 pessoas, ambos com data de conclusão para 8 de novembro.
No residencial Rosa Linda inicia, a partir de segunda-feira, dia 23, uma nova etapa de cursos profissionalizantes de formação em pizzaiollo, bolos e tortas, confeiteiro e salgadeiro destinados a 80 pessoas, 20 vagas para cada um deles.
O chefe do Departamento de Habitação da Seinfra, Helio Nascimento, explicou que nessa atual gestão, de janeiro pra cá, já foram ministradas 10 oficinas e 35 cursos de capacitação.
Nascimento acrescenta que o edital publicado na sexta-feira assegura a ministração para mais um turma de frentista, também na Cidade do Povo. Para este curso já existe um cadastro de reserva com 40 interessados.
”O governo do Estado, através da Seinfra, segue firme na execução do programa que incentiva a geração de emprego e renda das famílias por meio da capacitação”, explicou Nascimento.