Paulo Ricardo tem 17 anos; Erica Vitória, 13. Eles são moradores do município de Porto Acre, estudantes de Escolas da rede pública e compartilham o mesmo sonho: serem atletas profissionais.
Nesta quinta-feira, 4, Paulo Ricardo e Erica se encontraram no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. Os dois adolescentes e pelo menos mais 90 estudantes participaram da abertura da fase regional II dos jogos escolares na modalidade futsal.
Nesta etapa da competição, promovida pelo governo do Estado, participam times das escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Porto Acre e Bujari.
Além dos atletas, professores, amigos e pais dos alunos comparecem aos jogos escolares. O público chegou a surpreender os organizadores.
Paulo Ricardo sabe que o caminho para tornar-se um jogador profissional é longo e, principalmente, concorrido.
Para o estudante, a fase regional dos jogos escolares é um bom começo. “A gente enfrenta times da capital, ganha experiência. Os jogos escolares é também um incentivo para nos dedicarmos mais aos estudos”, disse o adolescente, antes de fazer a estreia.
Já a estudante Erica Vitória, descreveu sua participação nos jogos escolares como um momento único. “Isso aqui vai ficar na minha lembrança para sempre. Se eu vingar no futsal, vou lembrar que passei pelos os jogos escolares”, finaliza a estudante.
Na 1ª rodada os resultados foram os seguintes: No feminino sub-14, o Colégio Dom Pedro venceu a equipe da escola Jader Saraiva de Porto Acre por 8 a 0.
No sub-17 feminino, o Colégio Acreano ganhou de 2 a 0 da equipe da escola Plácido de Castro de Porto Acre.
Já no masculino sub-14, o Colégio Acreano goleou o time da Escola São João Batista do Bujari por 19 a 9, enquanto no sub-17 o Lourival Pinho goleou o Colégio Acreano por 28 a 15.