Visita Tarauacá

Saúde realiza visita ao município de Tarauacá e supervisiona medicamentos

A Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Estado de Saúde, esteve em Tarauacá durante a semana para visitar o Hospital Dr. Sansão Gomes e supervisionar medicamentos da Profilaxia Pós Exposição (PEP) ao vírus HIV.

A equipe fez a atualização de protocolos e outras atividades em relação ao controle do tabagismo com a Vigilância Epidemiológica do município.

“Realizamos a atualização de protocolos e a definição do fluxo de vigilância epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids, hepatites virais e sífilis. Também fizemos a atualização sobre o tratamento do tabagismo e seus fatores de risco”, explicou Maria do Carmo Guimaraes, gerente da Divisão de Infecções Sexualmente transmissíveis da Sesacre.

Durante reunião com o secretário de saúde do município, Pedro Freire, foi discutido o fluxo de logística de medicamentos. “Dialogamos sobre a definição do fluxo de medicação e sobre o encaminhamento de pacientes, pois a cidade é endêmica tanto para hepatite quanto para HIV”, assinalou Maria do Carmo.

Também foram discutidas ações com vistas à implementação de atividades para controle do tabagismo. “Conversamos sobre a definição do fluxo da medicação a ser dispensada pelo farmacêutico do município, para garantir o tratamento dos dependentes do tabaco”, finalizou a gerente da divisão de IST.