A Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino e da Diretoria Administrativa e Financeira, reuniu na tarde desta segunda-feira, 29, os gestores, coordenadores de ensino e coordenadores administrativos das escolas estaduais de Rio Branco, com a finalidade de discutir sobre o lançamento das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2019, avaliações diagnósticas, instruções normativas, bem como para socializar informações a respeito da merenda escolar.
Também estiveram presentes a presidente do Conselho Estadual de Educação do Acre (CEE/AC), Iris Célia Cabanellas Zaninni, a representante da SEE na rede de ancoragem do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), professora Rosseline Muniz, e a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC), totalizando 220 participantes.
A reunião serviu também para reforçar a importância da participação dos professores e alunos nas Olimpíadas de Língua Portuguesa 2019, já que o período de inscrição se encerra nesta terça-feira, 30.
A organização do evento trouxe a professora de Língua Portuguesa Jeane Santos e a aluna Lorrana, finalistas das Olimpíadas de Língua Portuguesa de 2016, para falarem sobre suas experiências no evento e também deixarem uma mensagem de incentivo aos representantes das escolas.
Foram apresentados os resultados das avaliações diagnósticas realizadas no início do ano letivo em todas as escolas da rede estadual. “Precisamos pensar o que fazer como secretaria, como escola, como rede, para que possamos reverter a realidade dos alunos que temos nas nossas escolas. Uma das ações que a secretaria criou foi a Instrução Normativa nº 01, que fala sobre a avaliação. Onde criaremos um sistema padrão de avaliação em rede para que possamos superar as fragilidades dos nossos alunos”, esclarece o secretário de Educação, Mauro Cruz.
O chefe do departamento de Educação Básica, Manoel Costa, ressaltou que todo diagnóstico tem uma finalidade. “Nem sempre os diagnósticos, falam exatamente aquilo que gostaríamos, e, então temos dificuldade de lidar com esses números por conta disso. Todos os professores, coordenadores, assessores pedagógicos, chefes de divisão, conhecem bem a realidade. Todos sabem muito bem onde nós queremos chegar com todo o trabalho que estamos realizando, com tudo aquilo que estamos planejando”, pontou.
Costa ressaltou ainda que o principal desafio é trilhar o caminho em que os resultados positivos apareçam quando estiverem fazendo um diagnóstico, uma sondagem, como essa que é realizada todos os anos.
Outro assunto abordado foi a Instrução Normativa nº 01 de 28 de fevereiro de 2019/SEE, que instrui e orienta o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio, aplicando-se a todas as escolas públicas da rede estadual de educação, baseando-se no Parecer CEE/AC Nº 15/2001 que trata da mudança no sistema de avaliação vigente.
Sobre a segurança nas escolas, o secretário de Educação afirmou que no mês de maio estará implementando um projeto chamado Escola Segura. “Com um novo sistema de monitoramento, com adesão das escolas, policiamento escolar e observatório de segurança para que possamos levar segurança para todas as escolas, sobretudo as nossas escolas da capital”.
Em três meses, o secretário de Educação realizou visitas em quase todos os municípios, núcleos, escolas urbanas, rurais e indígenas, levando todo o suporte da Secretaria. Realizou vários encontros de formação e os assessores estão sempre presentes nas escolas, dando apoio e orientação.