Acre é destaque no campeonato internacional de fotografia Desafio da Natureza Urbana

Em apenas quatro dias, o “City Nature Challenge 2019”, em português “Desafio da  Natureza Urbana”, registrou 777.071 observações de 26.807 espécies, feitas por  31.449 observadores. A Área de Proteção Ambiental (APA) Lago do Amapá foi um dos pontos escolhidos para a prática de observação da natureza, e obteve 136 observações durante o período do desafio, de 26 a 29 de abril.

A gestora da APA Lago do Amapá, Mirna Caniso disse que a cidade de Rio Branco (AC) estreou no evento e teve uma participação significativa, ocupando o segundo lugar entre as cidades brasileiras que fizeram adesão ao evento, com 446 registros. “Além da APA Lago do Amapá, outros locais receberam competidores, a exemplo do Parque Zoobotânico, a Ufac, o Horto Florestal, o Parque Urbano São Francisco e o Parque Chico Mendes”, explicou.

Besouro do gênero omophoita (Foto: Sema)

Em primeiro lugar na competição ficou Brasília (DF), com 741 registros. Rio Branco ficou em segundo lugar com 13 observadores que registraram 181 espécies. A capital do Acre ultrapassou cidades como São Paulo (SP) com 319 registros, Manaus (AM) com 273 e Curitiba (PR) com 31.

Os apaixonados pela natureza se uniram num esforço coletivo para registrar imagens de fungos, plantas, insetos, pássaros e outros animais com intuito de ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade urbana mundial. O principal destaque foi a Cidade do Cabo, na África do Sul, com 46.510 registros, seguido pela cidade de La Paz, Bolívia, com 40.349 registros.

Fotografia de observação no lago do Amapá reuniu grupo apaixonado pela natureza (Foto: Assessoria/Sema)

“Considerando que o Brasil é um país megabiodiverso e a Amazônia concentra grande parte desta biodiversidade, o Inaturalist se apresenta como uma ferramenta para a promoção da ciência cidadã, cujo conceito é representado por uma parceria entre amadores e cientistas na coleta de dados em uma larga escala geográfica e ao longo de um grande período de tempo”, comentou Mirna Caniso.

A expectativa dos promotores do Desafio em Rio Branco é que mais pessoas possam utilizar o aplicativo para celular Inaturalist. “As colaborações no registro e na formação do banco de dados da biodiversidade local podem continuar e no próximo ano, Rio Branco poderá ser a líder entre as cidades brasileiras”, disse Mirna, convidando a população para participar.