A Diretoria de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon) deu início nesta segunda-feira, 17, à Operação Boas Festas. Realizada anualmente, a ação começou na região central de Rio Branco com visitas educativas às lojas, onde as equipes responsáveis puderam orientar lojistas sobre as condutas recomendadas.
Para dar mais segurança aos empresários e também ao consumidor, os fornecedores precisam estar atentos sobre a precificação dos produtos, que precisa estar visível aos consumidores. O estabelecimento também é obrigado a manter visível um exemplar do Código de Defesa do Consumidor caso o cliente queira consultar. A venda casada também é proibida.
Os fiscais do Procon também estão atentos a todo tipo de publicidade, a fim de evitar a prática de publicidade enganosa. As informações sobre pagamentos devem ser prestadas antecipadamente ao consumidor.
Com muitas pessoas aproveitando o período natalino para presentear, é importante que o consumidor esteja atento também à política de troca da empresa na hora de adquirir um presente.
“O consumidor deve se certificar sobre a política de troca da empresa, porque ela só é obrigatória no caso de vicio no produto. Então, se for um presente, é bom o consumidor perguntar antes se poderá trocá-lo e sempre exigir a nota fiscal, cópia do contrato e, se for eletrônico, testar o produto antes de comprar”, explica Francisca Brito, responsável pelo Procon.
A Operação Boas Festas segue até o feriado de Natal.