Nesta sexta, 29, várias escolas de Rio Branco saem às ruas na Caminhada Pela Paz. O ato faz parte da programação da 6ª Semana Estadual Sobre Drogas, que este ano está com dois temas: prevenção do uso de drogas e promoção da cultura de paz.
Ao todo 42 escolas participarão da caminhada, que ocorrerá em simultaneamente em oito pontos da cidade. As instituições se dividirão de acordo com a sua área de zoneamento. São esperados pelo menos 15 mil alunos. Em todos os pontos, a saída está marcada para as 7h30.
De acordo com o coordenador de ensino da escola Marilda Gouveia Viana, Christian Moraes, na semana passada os alunos já iniciaram os debates, por meio de palestras, sessões de cinema e outras atividades. Eles também começaram a produção de cartazes para levar durante a caminhada.
“Isso é para despertar a comunidade, trazer consciência, prevenção e falar que a escola está presente no combate ao uso das drogas e na ajuda à promoção da paz”, explica o coordenador.
A aluna do 9º ano Joely Nascimento, 13, conta que todos da escola estão ansiosos pela caminhada. ”Existem muitos adolescentes que, infelizmente, já estão no mundo das drogas, o que é muito triste. Nós do 9º ano estamos fazendo cartazes para conscientizar algumas pessoas”, diz.
As escolas da região da Baixada do Sol caminharão da Paróquia Cristo Libertador até a Praça da Semsur, com exceção da Marilda Gouveia, Clínio Brandão e João Paulo II, que farão uma caminhada alternativa pela Rua Campo Grande, principal do bairro João Eduardo, até a praça. Nessa região é esperada a participação de mais de três mil alunos.
Outros pontos de concentração da Caminhada
Zoneamento do Universitário/Calafate: Escola Tiradentes
Zoneamento Universitário/Tucumã: Escola de Música do Acre
Zoneamento Belo Jardim: Escola Raimunda Pará.
Zoneamento Tancredo Neves: Escola Djalma Batista
Zoneamento Tancredo/Manuel Julião: primeira praça do bairro Manoel Julião
Zoneamento São Francisco: Escola Clícia Gadelha
Zoneamento Centro e Bosque: Praça da Revolução