Governo lança Serviço Eletrônico de Informação em órgãos públicos

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Gestão Administrativa (SGA), lançou nesta segunda feira, 25, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), uma ferramenta digital cuja proposta é tornar os documentos e processos administrativos totalmente digitais.

“O SEI é um sistema de gestão de informação utilizados em alguns estados estamos implantando no Acre com o objetivo de facilitar o acesso ao processos de documentação, tanto para os cidadãos, quanto para os servidores. É uma mudança cultural, vamos deixar de utilizar o serviço com o meio físico (papel) para aderir ao meio  eletrônico. A implantação  será feita de forma gradativa para que todos possam se adaptar ao novo sistema no estado”, disse o coordenador do Departamento de Modernização da SGA, Vander Nicácio.

Otimização dos serviços

Conforme a Diretora Administrativa da SGA, Solange Chalub, o projeto faz parte de um objetivo estratégico do governo do Estado, que é de facilitar o sistema melhorando a prestação de serviços à população, aos cidadãos aos demais órgãos.

“Com o sistema nós melhoramos a gestão documental e de informações facilitando o acesso e também contribuindo para otimizar a resposta do nosso pessoal às informações que nos são solicitadas com maior praticidade”, pontuou a Diretora.

Governo lança sistema de gestão de informação (Foto: Alexandre Noronha)

Seguindo o modelo de outros estados, onde o processo de licitação é feito por meio do SEI, a ideia é que no Acre seja possível utilizar a ferramenta digital para viabilizar o procedimento. De acordo com o secretário adjunto de Licitação da SGA, Andrias Sarquis, a expectativa é de que o sistema permita maior viabilidade no processo licitatório.

“O sistema dará maior agilidade além de reduzir, ao fluxo de papel, tendo em vista ser um sistema moderno que é utilizado pela administração federal e em alguns estados e acreditamos que no processo licitatório também será viável com resposta mais objetiva” destacou Andrias.

O sistema já está sendo utilizado de forma experimental para testar as aplicações e funcionalidades do mesmo para então, ser implementado no  próximo mês nos setores da administração pública do estado. Para isso, equipes estão recebendo capacitação para utilizar a ferramenta.

Saiba mais: SEI: novo sistema operacional traz economia e modernidade à gestão pública

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter