Comissão de Previdência de Rondônia estuda processos de aposentadoria do Acre

No fim da tarde desta segunda-feira, 11, a comissão especial que analisa os processos de aposentadoria dos servidores do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (Iperon) esteve no Acre reunida com a diretoria do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), para conhecer o Sistema Integrado de Aposentadoria dos Servidores acreanos.

Encontro visa explanar a forma de trabalho do Acreprevidência aos colegas de Rondônia, visando tornar mais célere o processo de aposentadoria naquele estado (Foto: Marcelo Torres)

A visita foi acompanhada pela diretoria do Iperon, os deputados estaduais Léo Morais e Jesuíno Boabaid e representantes do Ministério Público e Defensoria Pública de Rondônia.

De acordo com o diretor-presidente em exercício do Acreprevidência, José dos Santos, o trâmite de aposentadoria no Acre é célere e eficiente, pois serve de modelo para outros estados, desde que se faça a customização segundo a legislação de cada ente federado.

“O que despertou a curiosidade dos colegas do estado vizinho é a forma da atuação integrada que o Acreprevidência tem com os demais órgãos do estado, além de um banco de dados dos servidores digitalizado”, explicou Santos.

Para a presidente do Iperon, Maria Rejane, este é um segundo momento de contato com a Acreprevidência, pois a diretoria já tinha ido a Rondônia fazer uma apresentação de como funciona o sistema de aposentadoria. “Agora viemos conhecer na prática os métodos utilizados pelo instituto.”

“Temos o nosso sistema de gestão previdenciária, que é o Iperon Prev, pois a ideia desse intercambio é para amadurecer como é o processo de interação entre as secretarias, o Tribunal de Contas e o Acreprevidência. Portanto, ficou claro que essa proximidade de comunicação facilitou com que o sistema pudesse funcionar adequadamente e rápido”, declarou Maria Rejane.

Segundo o deputado estadual e relator da comissão que analisa a celeridade das ações de aposentadoria em Rondônia, Léo Morais, o que se observa até então é que o Acre consegue ter um alcance mais rápido em seus processos de aposentadoria, atendendo de forma digna seus servidores.

“Em uma caminhada pelo instituto, conhecemos a forma de atendimento ao público, a junta médica e a sala de recebimento dos processos. Constatamos de fato que é mais célere todo o processo de aposentadoria no Acre, em média 30 dias, pois isso é fundamental para o equilíbrio fiscal, econômico e financeiro do estado, haja vista que em Rondônia as pessoas levam meses ou anos para consegui se aposentar”, salientou Morais.

Qual a função do Acreprevidência?

Arrecadar, assegurar e administrar recursos financeiros para custear os proventos e as pensões dos beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social e garantir a perenidade do Fundo de Previdência Social dos servidores acreanos.

O órgão tem por objetivo ser reconhecido como instituição de referência no campo previdenciário, pela excelência dos serviços prestados e na gestão de recursos financeiros, para atingir o equilíbrio financeiro e atuarial do Fundo de Previdência Social do Estado do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter