O governador Tião Viana esteve na manhã desta segunda-feira, 23, no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) a convite da presidente, desembargadora Regina Ferrari, para conhecer o projeto-piloto do Documento Nacional de Identidade (DNI), que integra neste primeiro momento, num único documento, com foto, o CPF e título de eleitor do cidadão.
Na ocasião, a presidente convidou Tião Viana para fazer seu cadastro a fim de ter acesso ao seu DNI e, assim, poder portar o documento em seu smartphone.
Regina Ferrari destacou que o TRE acreano, a convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está participando do piloto do DNI, juntamente com outros dois estados da federação. Em julho, o serviço já estará disponível para toda a população.
A presidente do Tribunal destacou que o Acre é um dos pioneiros na execução do piloto. Para isso, foi criado no TRE-AC um ambiente de balcão de atendimento na área de Tecnologia na qual foram emitidos, inicialmente, o DNI de alguns servidores como teste.
“A equipe de tecnologia do TRE criou, então, o portal do DNI que contém as informações sobre o projeto. A partir desta segunda-feira, passamos a emitir para os servidores da secretaria do Tribunal”, informou a presidente.
Sob orientação de um servidor do TRE, Tião Viana realizou seu cadastro no portal do DNI pelo próprio smartphone e, após finalizar todos os passos, passou a ter acesso ao seu documento digitalizado.
“Conseguimos, pelo TRE do Acre, ser pioneiros no Brasil com o e-Titulo, que é o Titulo de eleitor pelo celular, um avanço fantástico que vai nos permitir agilidade no dia da eleição, documento válido para todo Brasil, com reconhecimento de inovação do TSE. Agora, temos o Documento Nacional de Identificação, caminhando para um documento único e isso é um grande passo a favor da tecnologia, atendendo de maneira prática a vida funcional das pessoas”, pontuou o governador.
A partir de julho, DNI estará disponível para a população
Para ter acesso ao documento quando o serviço estiver liberado para a população, é necessário que o cidadão tenha registro biométrico na Justiça Eleitoral. O DNI ficará acessível a partir de julho, num aplicativo gratuito para smartphones ou tablets, disponível nas plataformas Android e iOS.
“Assim, convido-os a acessar o portal https://dni.tre-ac.jus.br para conhecer o projeto e procurar o setor de tecnologia, após fazer o pré-cadastro, no horário de 10h às 13h, para emissão do documento digital. Todas as informações estão no portal”, destaca Regina Ferrari.
O governador garantiu que será parceiro do projeto piloto, abrindo atendimento na Organização das Centrais de Atendimento (OCA) assim que o serviço de emissão estiver disponível para todos os cidadãos.
O documento já é reconhecido e válido em todo território nacional e em breve será estendido aos cidadãos acreanos.
Segundo o TSE, o DNI poderá ser baixado pelo cidadão uma única vez e em um só dispositivo móvel, por questão de segurança.
Para quem não tiver smartphone ou tablet, há a possibilidade de o número do DNI constar na carteira de identidade.