Nesta terça-feira, 16, a governadora em exercício, Nazareth Araújo, realiza novo aporte econômico em Capixaba: R$ 419,7 mil serão aplicados no fortalecimento da agricultura familiar do município. O recurso estadual, oriundo dos programas de Saneamento Ambiental Integrado e Inclusão Socioambiental (Proser) e do de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA), compõe as ações do Plano do Agrícola de Capixaba – instrumento de gestão de reúne investimentos governamentais, de fomento à produção rural.
Na região, 538 agricultores familiares são beneficiados com as iniciativas oriundas do plano. O novo investimento contempla 32 famílias diretamente, além de potencializar e ampliar as atividades promovidas pela Seaprof na região.
“Vamos equipar nosso escritório, ampliando a nossa assistência aos produtores; entregar kits de hortaliças e equipamentos para famílias do Polo Agroflorestal”, salientou o secretário de Produção, João Thaumaturgo Neto.
Fortalecendo a produção
Em 2017, o governo do Estado investiu, por meio da Secretaria Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), R$ 137 milhões no desenvolvimento da produção rural e econômica do Acre.
Além da estruturação em equipamentos, o governo também vai entregar mudas para os produtores de Capixaba. Serão 30 mil mudas, entre frutíferas e florestais, de acerola, açaí touceira, açaí solteiro, graviola, castanheira, seringueira e maracujá.
O incentivo à produção de frutas é realizado por meio do Programa Estadual de Fruticultura, executado pela Seaprof.