A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a prefeitura de Mâncio Lima, realizou nesta sexta-feira 12, no centro da cidade, o dia D de combate e controle da malária.
Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre o tratamento adequado e prevenção da doença, foi realizada uma passeata com distribuição de panfletos e uma blitz educativa com a parceria da Ciretran.
Entre as várias ações estão a desobstrução e o nivelamento de bueiros, a limpeza e os cuidados com açudes e córregos (que somam mais de seiscentos) e a borrifação das casas e ruas para que o número de infectados, atualmente de 1,2 mil, possa diminuir.
Marilia Carvalho, gerente do departamento de vigilância e saúde ambiental e controle de endemias da Sesacre, destacou a parceria. “Com o aumento do número de casos, montamos um plano emergencial para ser executado em quinze dias. Em março próximo, estaremos entregando vários equipamentos, inclusive veículos, para o fortalecimento do serviço de combate à malária”, esclareceu.
Joice Mota, secretária de Saúde do município, disse que espera que essas ações diminuam o número de casos. “Eu espero que a gente consiga reduzir os números da malária imediatamente e esse planejamento conjunto de ações proporcione a diminuição contínua dos casos da doença no futuro.”
José de Oliveira Silva, morador da zona rural de Mâncio Lima, falou sobre a importância de receber os agentes de endemias em casa. “O pessoal deve receber os profissionais de saúde com o maior carinho e prazer, pois esse trabalho é muito importante. Agradeço ao governo pela ajuda.”